Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Datafolha mostra que tem jogo no segundo turno

Edmar Lyra, | qui, 13/10/2016 - 11:58
Compartilhar:

Nunca a afirmação de que segundo turno é nova eleição foi tão pertinente para a disputa pela prefeitura do Recife como agora. No primeiro turno o prefeito Geraldo Julio atingiu 49,34% dos votos válidos, já João Paulo ficou aquém do que apontavam as pesquisas e chegou a 23,76% dos votos válidos, mesmo assim chegou ao segundo turno.

A pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que Geraldo Julio cresceu apenas 8,66% em relação ao primeiro turno e atingiu 58% das intenções de votos válidos, enquanto João Paulo subiu 18,24% para a segunda etapa e teria 42%. A vantagem de Geraldo Julio é significativa, faltando dezessete dias para a eleição 16 pontos é relevante, mas como o jogo é um contra o outro, qualquer ponto perdido é considerado perda dobrada, pois a distância entre os adversários diminui obrigatoriamente nos votos válidos.

Neste segundo turno saem de cena os inúmeros candidatos a vereador que apoiaram Geraldo Julio no primeiro turno, por outro lado quem apoia João Paulo vai com a faca nos dentes com o objetivo de alcançar um cargo comissionado numa eventual gestão do petista, isso iguala muito o jogo e permite que a eleição seja muito disputada.

De todo modo o antipetismo que está muito forte em todo o Brasil pode acabar beneficiando Geraldo Julio, mas sem sombra de dúvidas a pesquisa Datafolha acende o sinal amarelo na campanha do PSB, que sempre preferiu enfrentar João Paulo a Daniel Coelho no segundo turno. A estratégia do prefeito Geraldo Julio tem que ser a de aumentar a rejeição de João Paulo a cada dia no guia eleitoral, associando o candidato aos problemas do PT e a ex-presidente Dilma Rousseff, pois será a rejeição dos dois candidatos que tende a definir a eleição.

O fato é que tem jogo no segundo turno e qualquer deslize do PSB poderá ser fatal, para João Paulo o que vier a partir de agora é lucro dos grandes.

Retaliação – Após perder a reeleição para vereador do Recife, o presidente da Câmara Vicente André Gomes deu o troco nos eleitores de Casa Amarela ao desativar a sua clínica popular que funcionava por muitos anos na região desde os tempos de Moacyr André Gomes, pai de Vicente, que faleceu em 2014.

Punição – O candidato João Paulo foi punido com a retirada da sua propaganda de TV de ontem à noite e de rádio hoje a tarde por ter afirmado em seu guia eleitoral que Geraldo Julio havia gastado R$ 169 milhões com cargos comissionados e continuou veiculando a peça mesmo com a decisão judicial proibindo a crítica ao atual prefeito.

Crítica – Os candidatos a vereador Gustavo Gesteira (DEM), Pedro Josephi (PSOL), Karla Falcão (PSL), Zé Neto (PV) e Fernando Holanda (Rede Sustentabilidade) divulgaram uma nota conjunta repudiando as atitudes do vereador eleito Romero Albuquerque (PP) durante a campanha eleitoral. Além de utilizar links patrocinados, o que é vedado pela Justiça Eleitoral, Romero é acusado de confeccionar material de campanha casado com duas coligações que é igualmente proibido pelo TRE.

Justificativa – Em contato com o blog, o vereador eleito Romero Albuquerque (PP) alega que não realizou links patrocinados e quem fez isso foram seus adversários que quiseram atingir a sua candidatura. O mesmo argumento ele utiliza para o material de campanha confeccionado de forma casada tanto com Geraldo Julio quanto com Daniel Coelho.

RÁPIDAS

Transição – Nesta quinta-feira o prefeito eleito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) tem encontro com o atual gestor Júlio Lóssio (PMDB). A reunião tem por objetivo iniciar o processo de transição de governo. O encontro ocorre na sede da Prefeitura de Petrolina a partir das 16h.

Vitória de Santo Antão – O prefeito eleito de Vitória de Santo Antão Aglaílson Júnior (PSB) já começou a organizar sua equipe para a gestão que começa a partir de janeiro de 2017. A ordem é colocar gente qualificada no secretariado para fazer com que a cidade continue recebendo os investimentos que ocorreram durante o governo Eduardo Campos.

Inocente quer saber – A história de 2000 vai se repetir em 2016 no Recife?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando