Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Camilo teve uma trajetória meteórica na política

Edmar Lyra, | seg, 17/10/2016 - 12:24
Compartilhar:

O mundo político pernambucano ficou perplexo com a notícia de que Camilo Simões estava morto. Aos 31 anos de idade, Camilo construiu uma trajetória ascendente na política por méritos próprios e uma grande capacidade de dialogar com as pessoas. Neto do ex-deputado Arthur Lima, Camilo começou na política ainda em 2012 coordenando a juventude do então candidato a prefeito Geraldo Julio, pouco tempo depois assumiu a chefia de gabinete do deputado estadual Waldemar Borges até ser convidado para ser secretário executivo e turismo e lazer da PCR e assumir a pasta em 2014 após a desincompatibilização de Felipe Carreras em 2014 para disputar um mandato de deputado federal.

Extremamente educado, atencioso e determinado nas funções que desempenhava, Camilo teve seu nome ventilado para disputar um mandato de vereador do Recife nas eleições deste ano, fato que não se confirmou por conta da ciumeira da base aliada do prefeito Geraldo Julio. Porém era líquido e certo o fato de Camilo entrar para disputar mandatos eletivos em disputas futuras devido a sua grande capacidade de diálogo e de trabalho.

A sua morte precoce se dá na mesma intensidade da sua trajetória na vida pública. Quem teria condições de com menos de 30 anos assumir uma importante secretaria na PCR? A maioria dos políticos vieram assumir postos desta magnitude muito depois dos 40 anos. Seu horizonte na vida pública era o melhor possível.

No ano passado chegamos a entrevistá-lo no programa Painel do Lyra da TV Guararapes, ele se mostrou muito eloquente e muito preparado para estar no lugar que ocupava. Fazia jus ao mérito de fazer parte do time de Eduardo Campos como ele gostava de mencionar. A família perde um ente querido, os amigos uma figura humana ímpar, a política um jovem promissor. Que Deus conforte a sua família neste momento difícil e ele siga em paz após o fim do seu ciclo na terra.

Equívoco - Um dos maiores equívocos do deputado federal Anderson Ferreira nesta eleição foi não ter bancado José Carlos Campos (DEM) na sua vice. Um mero erro de data de filiação que seria facilmente derrubado por qualquer ação na Justiça Eleitoral poderia ter evitado o constrangimento de ter um investigado como companheiro de chapa e fortaleceria o seu discurso contra Neco que foi igualmente investigado por uma operação da Polícia Civil.

Roberta Arraes - Prestes a assumir o mandato de deputada estadual em definitivo, Roberta Arraes (PSB) já se movimenta no intuito de representar bem o sertão do Araripe que lhe ajudou a chegar a Alepe com mais de 38 mil votos. Além de ser mais uma representante da região, Roberta reforçará a base de sustentação do governador Paulo Câmara na Casa.

Miriam Lacerda - Caso Tony Gel seja eleito prefeito de Caruaru no próximo dia 30, a ex-deputado Miriam Lacerda deverá se preparar para voltar para a Casa Joaquim Nabuco em 2018. O empresário Tonynho Rodrigues, filho do casal, volta e meia tem seu nome ventilado para uma candidatura, porém as pessoas mais próximas dizem que ele não quer, o que abriria o caminho em definitivo para Miriam voltar para a Casa Joaquim Nabuco.

Aliança - Uma pessoa próxima de Armando Monteiro, que dá como certa a derrota de João Paulo no próximo dia 30, torce para que haja uma ruptura na Frente Popular e o ministro das Cidades Bruno Araújo seja candidato a governador em 2018, com isso Armando arquivaria o sonho de ser governador e tentaria a reeleição para o Senado na chapa encabeçada pelo tucano.

RÁPIDAS

Pesquisas - Além do Ibope que deve ser divulgado hoje, mais duas pesquisas para prefeito do Recife foram registradas com divulgação prevista para esta semana. O Datamétrica em parceria com o Diário de Pernambuco e IPMN em parceria com o Jornal do Commercio. Ambos apontaram vantagem superior a 20 pontos para Geraldo Julio nos seus levantamentos.

Lote - Caso se eleja prefeito de Jaboatão dos Gurarapes no próximo dia 30, Neco deverá dividir a prefeitura com seus aliados de primeira hora. Além de João Fernando Coutinho, Fernando Bezerra Coelho, Lucas Ramos e Wolney Queiroz que o apoiaram e terão espaço, há rumores que Neco prometeu duas secretarias a Edmar de Oliveira.

Inocente quer saber - João Paulo conseguirá reverter a desvantagem nas pesquisas até o dia 30?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando