Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Meira quer revolucionar Camaragibe

| sex, 04/11/2016 - 09:45
Compartilhar:

O advogado Demóstenes Meira (PTB) tentou por quatro vezes ser prefeito de Camaragibe, mas apenas na quarta vez obteve êxito, com 48.019 votos, 56,49% dos votos válidos e uma vantagem de quase quinze mil votos sobre o atual prefeito Jorge Alexandre (PSDB). A vitória teve o sabor de permitir a Meira uma oportunidade que há muito tempo ele buscava mas principalmente uma série de desafios, ciente disso ele já foi a Brasília para estabelecer diálogo com os ministros e permitir a partir de 2017 a chegada de recursos federais.

Meira governará o 14º maior PIB do estado, mas uma cidade que está calejada com gestões problemáticas como as de João Lemos e de Jorge Alexandre, que acabou sendo envolvido na operação Blacklist da Polícia Federal, e que naturalmente precisará do novo prefeito um olhar especial e uma atitude diferente dos seus antecessores se quiser fazer valer a confiança dada pelo povo camaragibense nas urnas no último dia 2 de outubro.

Uma vez na prefeitura, Meira promete cortar custeio da máquina pública e fazer com que a máquina funcione para os que mais precisam. Das suas propostas, a que mais chamou atenção é a construção de um hospital, fato que numa crise não é fácil de ser efetivada, que evidentemente se for colocada em prática lhe dará uma consolidação ainda maior.

O desafio é tamanho mas ele promete bater à porta dos ministros, dos secretários estaduais, dos senadores, deputados federais e deputados estaduais, bem como do governador Paulo Câmara sempre que for necessário pelo bem da cidade. Sua ida a Brasilia recentemente demonstrou que ele buscará essa interlocução para que Camaragibe saia das páginas policiais e passe a ter uma gestão diferenciada, inovadora e legitimada pelas urnas.

Alinhamento - Já há quem defenda no Palácio do Campo das Princesas um alinhamento das secretarias estaduais com os ministros pernambucanos de Temer. Na pasta de educação Maurício Romão substituiria Fred Amâncio e na secretaria das Cidades o vice-presidente de Suape Evandro Avelar assumiria para aproximar o governo estadual do ministro Bruno Araújo.

Marlus Costa - O vereador eleito de Jaboatão dos Guararapes Marlus Costa (PTN) já se movimenta no intuito de assumir a presidência da Câmara Municipal no biênio 2017/2018. Dono de um blog importante na cidade, Marlus se elegeu fazendo oposição ao prefeito Elias Gomes (PSDB) e terá a sua primeira oportunidade na política ocupando um cargo eletivo.

Armando Monteiro - A cada dia que passa o senador Armando Monteiro (PTB) faz questão de sublinhar seu distanciamento do PT, uma vez que a aliança com os petistas não lhe trouxe nenhum resultado positivo, apenas derrotas eleitorais e desgaste político com a queda de Dilma Rousseff. O objetivo de Armando hoje é se aproximar dos ministros Mendonça Filho e Bruno Araújo visando 2018.

Rejeitado - No Palácio do Campo das Princesas a conversa é que ninguém quer aproximação com o PT. A entrada do partido no governo traria mais desgaste ao governador Paulo Câmara, por isso a ordem é tentar refazer as pontes com o DEM e o PSDB. Nem Paulo nem Armando querem mais o PT como aliado.

RÁPIDAS

Lula Cabral - Após a expressiva vitória no Cabo de Santo Agostinho, o prefeito eleito Lula Cabral (PSB) está com tesão de noivo para reassumir a prefeitura. Ele não se adaptou à vida morna da Casa Joaquim Nabuco e por isso queria voltar a fazer o que mais gosta: governar o Cabo.

Tabira - O prefeito Sebastião Dias (PTB) entrou para a história de Tabira, que fica a 410 km do Recife no sertão do Pajeú, ao ser o primeiro prefeito reeleito da cidade. Desde que a reeleição foi instituída em 2000 nenhum prefeito havia conseguido a façanha de alcançar o segundo mandato.

Inocente quer saber - Quando teremos definição sobre a situação de Ipojuca?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando