Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A estratégia de Armando Monteiro para 2018

| qua, 16/11/2016 - 09:13
Compartilhar:

Candidato derrotado ao governo de Pernambuco em 2014, o senador Armando Monteiro volta e meia tem seu nome lembrado para disputar o governo em 2018, mas apesar de não se excluir imediatamente do processo, Armando sabe que mantidas as condições políticas atuais suas chances de vitória são mínimas e em vez de continuar na política ele poderia terminar sua vida pública com uma segunda derrota majoritária consecutiva, e naturalmente não é isso que ele quer.

A lógica de Armando Monteiro é não se excluir de disputar o governo, mas principalmente não fechar portas para possíveis aliados que hoje integram a Frente Popular liderada pelo governador Paulo Câmara. Desde 2013 sem cargos a nível estadual e municipal, Armando precisa muito mais de uma estrutura de poder para abrigar aliados do que efetivamente entrar em bola dividida.

Na situação que ele ficou após as eleições municipais, Armando se consolidou como uma liderança política importante no estado, que evidentemente será ouvida por todo mundo, inclusive o próprio governador Paulo Câmara, além disso tem estreitado os laços com o presidente Michel Temer e pode já em 2017 passar a ter uma maior relevância junto ao governo federal.

A estratégia, acertada diga-se de passagem, é de conversar com todo mundo. Sua prioridade não será o Palácio do Campo das Princesas mas sim tentar a reeleição para o Senado numa chapa junto com os ministros Bruno Araújo e Mendonça Filho, caso isso não se viabilize e a Frente Popular permaneça unida, ele não entrará em bola dividida. Vai buscar um mandato líquido e certo para a Câmara Federal e continuar tendo a sua relevância no estado.

Jorge Lemos - Secretário de governo de Elias Gomes (PSDB) em Jaboatão dos Guararapes, o jornalista Jorge Lemos, que foi o coordenador geral da campanha de Heraldo Selva (PSB) a prefeito, deverá integrar a equipe da prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB). Jorge Lemos pode inclusive assumir uma secretaria na gestão tucana na capital do forró.

PPS - O PPS Pernambuco do ministro da Defesa Raul Jungmann apoiou o prefeito Geraldo Julio e elegeu o vereador Ricardo Cruz no Recife. Agora o partido espera emplacar Cláudio Carraly no secretariado do prefeito socialista. Carraly se movimentou nos bastidores para evitar debandada geral do partido recentemente e agora está na expectativa de ser aproveitado pelo prefeito no secretariado.

Encontro - O deputado estadual Silvio Costa Filho, líder da oposição na Alepe, presidente estadual do PRB e candidato a vice-prefeito do Recife esteve reunido ontem com o ex-prefeito João Paulo seu companheiro de chapa nas eleições deste ano. Um dos temas da conversa pode ter sido a saída de João Paulo do PT e filiação ao PRB, uma vez que João está bastante chateado com os rumos do partido.

Senado - O deputado federal Silvio Costa teria sinalizado interesse numa candidatura a senador, mas nem ele seria pule de dez para ganhar a disputa nem estaria em fim de carreira para entrar no sacrifício. Ele deve tentar a reeleição porque virou fundamental na Câmara Federal e não vai trocar o quase certo pelo muito duvidoso.

RÁPIDAS

Prisão - O presidente Michel Temer falou uma obviedade ao afirmar que seria muito ruim para o Brasil a prisão de Lula. De fato não era o ideal para uma democracia recente ter um ex-presidente da República preso por corrupção, mas é impensável que caso sejam confirmados os crimes do ex-presidente ele fique impune.

Prefeito - O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco manteve a legalidade da candidatura do prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB). Com isso Lula assumirá o mandato no próximo dia 1 de janeiro de 2017 conquistado no dia 2 de outubro deste ano.

Inocente quer saber - Quais serão os próximos passos do prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando