Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Planalto quer aprovação da PEC 55 no Senado para afastar a crise

Edmar Lyra, | ter, 29/11/2016 - 11:05
Compartilhar:

A crise envolvendo os ex-ministros Marcelo Calero e Geddel Vieira Lima que culminou na saída dos dois é tida pelo Palácio do Planalto como águas passadas e pra isso, o governo Michel Temer aposta na votação da PEC 55 que estabelece o teto dos gastos públicos pelos próximos vinte anos que deve ocorrer hoje no Senado. São esperados pelo líder do governo Romero Jucá mais de sessenta votos a favor da PEC para que o Planalto possa sepultar de uma vez por todas a crise criada em relação a um apartamento que sequer existe ainda.

Michel Temer entende que precisa encerrar 2016 em mares mais calmos do que os das últimas semanas e para isso precisará demonstrar a força política que ele conquistou ao longo dos seis meses de governo dentro do Congresso Nacional. Uma vez aprovada a PEC 55, o governo acredita que as chances de recuperação da credibilidade do país no mercado internacional são elevadas e a partir de então estará debruçado em temas de suma importância como a reforma da previdência e a reforma política.

O Planalto mesmo vivenciando a sua maior crise desde quando trocou de titular, demonstrou força ao juntar o presidente do Senado Renan Calheiros e o da Câmara Rodrigo Maia no intuito de sepultar qualquer chance de anistia ao Caixa Dois que gerou uma gritaria muito grande nas redes sociais, chegando inclusive a esquentar discussões sobre um eventual impeachment do presidente Michel Temer. No movimento de Maia, Temer e Renan ficou claro que eles não estão dispostos a ir de encontro com o que pensa a esmagadora maioria da sociedade, e que a partir de agora os temas envolvendo a classe política serão milimetricamente analisados antes de serem colocados em qualquer discussão.

Outra demanda do Planalto a partir de agora é encontrar um substituto de Geddel para a secretaria de governo, mas pelo perfil não será tarefa fácil, uma vez que Temer não quer ninguém que possa estar comprometido com nenhum escândalo e quer alguém que mesmo respeitando este pré-requisito possa ser um excelente articulador político e tenha grande trânsito dentro do Congresso. Caso resolva esses problemas até dezembro, Temer inicia 2017 numa situação razoável para enfrentar as intempéries da política e principalmente da Lava-Jato, que segue pautando o país.

Emendas - O secretário de Saneamento do Recife, deputado estadual licenciado Alberto Feitosa (SD) defendeu no Congresso da UVP realizado no Hotel Summerville em Porto de Galinhas a aplicação das emendas impositivas nas Câmaras Municipais, que consistem em apresentar quais áreas os valores serão destinados. Para Feitosa, as emendas impositivas darão um maior empoderamento ao poder legislativo nos municípios.

Seminário - Pedro Henrique Reynaldo Alves, presidente da Comissão Especial de Reforma Política da OAB Nacional, promove seminário "Diálogos sobre a Reforma Política" nesta terça (29), em Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), no Conselho Federal da OAB. A programação está marcada para começar às 9h30, com abertura do presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, e do ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Entrevista - O prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) concedeu ontem uma entrevista à TV Nova Nordeste no programa Pedro Paulo para falar dos seus planos para a futura gestão que se inicia em janeiro. Apesar de abordar vários temas, o prefeito eleito acabou não antecipando nenhum nome do seu secretariado.

Solidariedade - O deputado federal Augusto Coutinho e o deputado estadual Alberto Feitosa, ambos do Solidariedade, têm contribuído bastante com o prefeito eleito de Olinda Professor Lupércio na formatação do secretariado. Tanto Feitosa quanto Coutinho possuem vasta experiência na vida pública e suas orientações serão de grande serventia para que Lupércio possa realizar uma boa gestão na Marim dos Caetés.

RÁPIDAS

Sumiço - Não é só o prefeito reeleito do Recife Geraldo Julio que decidiu dar uma mergulhada após a vitória nas urnas, o prefeito eleito de Petrolina Miguel Coelho sumiu do noticiário político e mal tem sido visto na Assembleia Legislativa de Pernambuco onde ele tem mandato de deputado estadual até 31 de dezembro.

Desculpa - Adversários do prefeito eleito de Vitória de Santo Antão Aglaílson Júnior (PSB) atribuem as críticas que ele tem feito ao atual prefeito Elias Lira (PSD) a uma desculpa antecipada caso sua gestão não dê certo. Um aliado de Elias diz que Aglailson Júnior não tem brilho próprio nem capacidade de gestão e só se elegeu graças ao nome do pai utilizado na campanha.

Inocente quer saber - Mendonça Filho indicará quantos secretários de Educação nas cidades de Pernambuco?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando