Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Afastamento de Renan Calheiros causa rebuliço em Brasília

Edmar Lyra, | ter, 06/12/2016 - 09:59
Compartilhar:

Atendendo a um pedido da Rede Sustentabilidade o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello tomou uma decisão liminar para afastar Renan Calheiros da presidência do Senado após o senador ter se tornado réu no STF, a decisão que cabe recurso por parte do atual presidente do Senado, ocorre num momento delicado para o governo Michel Temer, uma vez que seu substituto imediato é o senador Jorge Viana (PT/AC), integrante da bancada de oposição, pois estava previsto para ser votada a PEC 55 que estabelece um teto dos gastos públicos para o próximo dia 13, matéria de fundamental importância para o êxito do governo Temer e para a recuperação da economia.

Renan Calheiros sente na pele o mesmo que Eduardo Cunha sentiu, com uma pequena diferença de que Cunha não foi afastado apenas da presidência da Câmara dos Deputados mas também do mandato de deputado federal, Renan pelo menos ficou com o seu mandato de senador preservado na decisão do ministro Marco Aurélio Mello. A decisão ocorreu um dia depois das manifestações por todo o Brasil, que cobrava dentre outras coisas a saída de Renan Calheiros após ele se tornar réu no Supremo Tribunal Federal.

Renan Calheiros já escapou de uma cassação em 2007, quando teve que renunciar ao cargo de presidente mas acabou preservando o mandato, exatamente pelas denúncias que o transformaram em réu no STF na semana passada. Porém é improvável que os desdobramentos que pairam sobre a sua vida pública possam novamente deixá-lo ileso de qualquer punição. As chances de Renan ser cassado e ter o mesmo destino de Eduardo Cunha são enormes, porque a opinião pública tem sido cada vez mais implacável com os políticos corruptos deixando a classe política em polvorosa e com medo de preservar a cabeça de quem quer que seja, inclusive Renan, que é uma figura temida por seus pares em Brasília.

Michel Temer por sua vez tem dois caminhos, primeiro torcer que a liminar seja derrubada e permita a volta de Renan ao posto de presidente ou numa segunda hipótese permitir que a decisão que afasta o presidente do Senado seja chancelada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal e consequentemente seja permitida uma nova eleição para o cargo tal como ocorreu com Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara. Mas pelo cenário que está se desenhando, muita água vai rolar debaixo dessa ponte e a PEC 55 que estava em vias de ser aprovada tende a subir no telhado pelo menos enquanto Jorge Viana for o presidente do Senado.

Equipe - Além de Luciano Vásquez (Governo) e Hélio Júnior (Comunicação), a prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) deve nomear Rubens Júnior (Chefia de Gabinete), Osório Chalegre (CaruaruPrev), Osiris Caldas (Desenvolvimento Econômico), Zé Ailton (Assuntos Rurais), José Carlos Menezes (Serviços Públicos), Gilberto de Dora (Vetores), Perpétua Dantas (Educação), Aparecida Souza (Saúde) e Rodrigo Pinheiro (Obras).

Tony Gel - Após sofrer a terceira derrota seguida em Caruaru com seu grupo político, o deputado estadual Tony Gel (PMDB) poderá ter dificuldades para captar recursos para sua reeleição em 2018. Os financiadores de campanha dele prometeram que bancariam até essa última, como ele não venceu a expectativa é que as torneiras sejam fechadas para 2018, obrigando-o a fazer uma dobradinha na cidade com algum federal que viabilize financeiramente sua reeleição.

Fernando Monteiro - O deputado federal Fernando Monteiro (PP), sobrinho do ministro do TCU José Múcio Monteiro, tem se movimentado muito bem no estado visando as eleições de 2018. A expectativa do meio político é que o progressista possa praticamente dobrar sua votação nas próximas eleiçōes, o que permitiria a titularidade no mandato em Brasília e a sua consolidação na política.

André de Paula - Tem causado ciumeira na base do governador Paulo Câmara o tratamento dispensado ao deputado federal e ex-secretário das Cidades André de Paula, que por sinal obteve um expressivo resultado nas eleições municipais. Um deputado da base do governador não entende como André detém a secretaria das Cidades, o Detran, o Grande Recife e ainda fica com seu mandato em Brasília.

RÁPIDAS

Ex-deputado - Um profundo conhecedor da política de Caruaru não acredita que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) apoiará irrestritamente a reeleição de Wolney Queiroz (PDT) em 2018, como Wolney não contará mais com a estrutura da prefeitura de Caruaru para moer pra ele, já pode se considerar um ex-deputado em atividade.

Alternativa FM - A partir de hoje começaremos a comentar o cenário político local e nacional na Rádio Alternativa FM 104,9 de Carpina no programa Carpina Online comandado pelo radialista Romero Abou Hana. A rádio é mais uma a nos ceder espaço para falar sobre política na Mata Norte e em todo o estado de Pernambuco.

Inocente quer saber - O presidente Michel Temer está vivendo um inferno astral?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando