Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Manutenção de Renan foi a salvação do governo Temer

Edmar Lyra, | sex, 09/12/2016 - 15:03
Compartilhar:

Prestes a deixar a presidência do Senado em breve por conta do término do seu mandato, Renan Calheiros esteve muito perto de sair do cargo por uma decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, porém o pleno do STF acabou optando por 6 votos a 3 pela manutenção de Renan na presidência do Senado, afastando-o apenas da linha sucessória da presidência da República.

A decisão, que causou muita repercussão na sociedade, sobretudo negativa, foi de fundamental importância para o êxito do governo Michel Temer, isso porque caso Renan Calheiros fosse afastado, o senadorX Jorge Viana do PT ocuparia o cargo, que poderia criar um grande imbróglio para o Palácio do Planalto que aguarda com ansiedade a colocação da PEC 55 na pauta de votação do Senado para o próximo dia 13, como ninguém sabe qual seria a reação do petista Jorge Viana no cargo, poderia acontecer de ele ser pressionado pelo partido a deixar apenas para 2017 a votação da PEC 55, o que poderia se configurar num verdadeiro desastre para o governo Temer que tenta com o estabelecimento do teto dos gastos públicos a recuperação da credibilidade e da economia como um todo do país.

A relação entre Michel Temer e Renan Calheiros, que integram o mesmo partido, o PMDB, nunca foi das melhores, sempre havendo uma rivalidade entre ambos, mas desde que Temer assumiu a presidência da República, Renan tem sido um importante fiador do seu governo no Senado, tal como foi com todos os demais presidentes que antecederam Temer, e sua presença na presidência do Senado tem sido de fundamental importância para a governabilidade do país dentro do Congresso Nacional.

Na política não existe um jogo de vilões e mocinhos, Renan Calheiros apesar de ter todos os traços de um grande vilão, a sua relevância em Brasília sobretudo para manter os pilares da República faz com que muita gente tenha que ceder aos seus caprichos, foi assim com o Supremo Tribunal Federal e tende a ser com o governo Michel Temer, que segue nas mãos do homem mais poderoso do Brasil para poder sair das cordas e tentar um 2017 menos turbulento após a aprovação da PEC do teto.

Rebelde - O deputado estadual Alvaro Porto (PSD) se elegeu em 2014 pelo PTB do senador Armando Monteiro, adversário derrotado pelo governador Paulo Câmara. Tão logo teve a oportunidade virou a casaca do partido de Armando e da bancada de oposição para virar um governista contumaz. Bastou chegar o processo eleitoral deste ano que o deputado optou por atacar o governo Paulo Câmara quase que diariamente.

Confusão - As especulações de que o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB/BA) assumiria a secretaria de governo do presidente Michel Temer sendo que numa versão mais robusta e mais poderosa ganhou a oposição do chamado centrão da Câmara dos Deputados. Eles desejam que o nome para o posto seja alguém do PMDB ou ligado ao grupo, senão pode haver rebelião na base. Temer acabou deixando para depois a decisão qué seria anunciada ontem.

Assessoria - Derrotado nas urnas e sem espaço na gestão do prefeito Geraldo Julio, o presidente da Câmara Vicente André Gomes (PSB) pode assumir uma assessoria especial na Casa José Mariano, uma vez que é tradição na Casa nomear vereadores que não obtiveram sucesso nas urnas ganhando um ótimo salário apenas para continuar fazendo política.

Agenda - O presidente Michel Temer cumpre agenda em Pernambuco hoje, sendo a primeira agenda em Surubim e a segunda em Floresta. Acompanham o presidente os ministros Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação) e Fernando Filho (Minas e Energia), além do governador Paulo Câmara.

RÁPIDAS

Mantido - O deputado estadual Vinicius Labanca (PSB) deverá ser mantido na segunda secretaria da mesa diretora na eleição da Alepe que ocorrerá na próxima segunda-feira a partir das 15 horas no plenário da Casa Joaquim Nabuco.

Força - Após se desvencilhar do grupo político do deputado federal Daniel Coelho (PSDB), o vereador do Recife Wanderson Florêncio (PSC) só fez crescer na política, tendo assumido o mandato como suplente e se reelegendo com quase nove mil votos em outubro, consolidando a sua trajetória e demonstrando sua força.

Inocente quer saber - O presidente Michel Temer será hostilizado em sua visita hoje a Pernambuco?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando