Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Com governo Temer nas cordas, ministros restabelecem diálogo com Palácio do Campo das Princesas

Edmar Lyra, | qui, 15/12/2016 - 14:12
Compartilhar:

Um episódio ocorrido no período em que Bruno Araújo e Mendonça Filho viraram ministros deixou sequelas na relação entre DEM e PSDB com o PSB do governador Paulo Câmara, que foi a solicitação dos cargos indicados por Bruno e Mendonça por parte do governador por conta da disputa pela prefeitura do Recife onde o PSDB iria lançar Daniel Coelho e o DEM lançaria Priscila Krause. Os ministros ficaram muito chateados com Paulo e muita gente em reserva afirmou que o governador havia tomado uma decisão extremamente precipitada.

Passados sete meses do governo Temer, os ministros Mendonça Filho e Bruno Araújo até estão realizando bons trabalhos na Educação e nas Cidades, respectivamente, porém nada que possa ser considerado extraordinário, além disso a crise política segue pairando sobre Michel Temer e temos um 2017 bastante incerto para o governo federal onde ninguém sabe onde a crise política, a operação Lava-Jato e a crise econômica irão desembocar.

Esse cenário de incertezas fertiliza uma possível reaproximação dos ministros com o governador Paulo Câmara. Nos bastidores gente ligada ao PSB acredita piamente que o PSDB e o DEM voltarão a ocupar cargos relevantes no governo Paulo Câmara em 2017, havendo inclusive a possibilidade de a secretaria das Cidades ficar nas mãos do PSDB e a secretaria de Educação nas mãos do DEM permitindo assim uma verticalizacção com o governo federal e selando a retomada da aliança que elegeu Paulo Câmara para o Palácio, Mendonça e Bruno para a Câmara dos Deputados costurada pelo ex-governador Eduardo Campos em 2014.

Para Mendonça e Bruno é um grande negócio, pois eles têm capital político para reivindicar as duas vagas ao Senado na chapa de reeleição de Paulo Câmara em 2018, que por sua vez teria uma frente muito forte para buscar mais um mandato, uma vez que manteria a tropa unida num projeto de poder que começou em 2006 em Pernambuco. Mendonça e Bruno também não ficarão reféns das intempéries de Brasília, que podem inclusive defenestrar Temer do Planalto e eles ficarem a ver navios. É o tipo de jogo que todo mundo ganha, por isso neste momento a reaproximação é inexorável.

Luiz Medeiros - Integrante da equipe de transição do prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR), o diretor presidente da EPTI Luiz Medeiros poderá assumir uma importante pasta na gestão do republicano em Jaboatão dos Guararapes. A secretaria de Planejamento e Gestão que deve ser criada por Anderson seria o caminho natural.

Meio Ambiente - Apesar de não ter apoiado nem Professor Lupércio em Olinda nem Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes, setores do Partido Verde querem estabelecer diálogo com os prefeitos, esperando inclusive a possibilidade de assumirem as pastas de Meio Ambiente nas duas gestões. Em Olinda o PV ficou com Antônio Campos, em Jaboatão o comando da sigla diz que ficou neutro.

Hepta - De acordo com informações vindas da Alepe, o presidente deputado Guilherme Uchoa poderá tentar o sétimo mandato no cargo caso seja reeleito para a Casa em 2018. Caso consiga esta façanha, o presidente ficará nada menos que quatorze anos no cargo. Ele já tem garantido pelo menos doze até janeiro de 2019.

Diplomado - O vereador eleito Renato Antunes (PSC), que obteve 4.261 votos, será diplomado pelo TRE na próxima segunda-feira. Renato vem de uma militância evangélica tendo sido inclusive um dos integrantes da primeira edição do Parlamento Jovem do Recife, idealizado pelo atual deputado estadual Silvio Costa Filho.

RÁPIDAS

Professor Lupércio - Com uma bela trajetória política e principalmente uma respeitável história de vida, o prefeito eleito de Olinda Professor Lupércio realizou ontem um culto de agradecimento pela sua vitória na Marim dos Caetés. Apesar de ser uma cidade problemática, a expectativa para a gestão de Lupércio é muito boa.

Moda - Virou moda dos arruaceiros que depredam patrimônio público e privado afirmar que quebrar uma vidraça não é nada perto do dano que a PEC trará ao povo brasileiro. Como se eles tivessem o direito de quebrar as coisas trazendo prejuízos e transtornos para quem não tem nada a ver com o governo federal.

Inocente quer saber - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes viveu um inferno astral em 2016?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando