Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A ascensão do Professor Lupércio na política

Edmar Lyra, | qua, 21/12/2016 - 10:00
Compartilhar:

As urnas do último dia 30 de outubro concederam quatro anos a quatro prefeitos no segundo turno, dos quais apenas Geraldo Julio foi reeleito, os demais são cristãos novos no executivo, mas das vitórias  obtidas pelos eleitos é importante sublinhar a chegada do Professor Lupércio para comandar pelos próximos quatro anos os rumos de Olinda.

De origem humilde, o Professor Lupércio exerceu por duas vezes o mandato de vereador de Olinda, tendo perdido uma eleição no meio do caminho, mas não se fez de rogado e continuou na vida pública com o objetivo de retirar jovens da condição de vulnerabilidade social. Nas eleições de 2014 decidiu se candidatar a deputado estadual e foi uma das grandes surpresas daquela disputa, se elegendo pelo Solidariedade com mais de 24 mil votos.

Aquele mandato daria uma dimensão a Lupércio que ele jamais havia tido e permitiria uma candidatura sem riscos à prefeitura de Olinda. Como candidato a prefeito enfrentou nomes como Izabel Urquiza, filha da ex-prefeita Jacilda Urquiza e que nas eleições de 2012 havia obtido uma grande votação, Ricardo Costa que assim como ele também era deputado estadual, mas que vem numa crescente política e eleitoral, outro nome igualmente forte foi o da ex-prefeita Luciana Santos, deputada federal e que representava uma hegemonia de dezesseis anos do PCdoB na Marim dos Caetés, por fim o renomado advogado Antônio Campos, irmão do saudoso ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes.

Evidentemente dos colocados, apesar do mandato de deputado estadual, Lupércio era o que menos tinha pedigree político, e sua candidatura por diversas vezes era taxada como folclórica e que não tinha a menor chance de lograr êxito. No primeiro turno uma grande surpresa, Lupércio acabou em segundo lugar, desbancando Izabel Urquiza e Luciana Santos, ficando atrás apenas de Antônio Campos, que igualmente surpreendeu com uma expressiva votação.

No segundo turno é bem verdade que tivemos uma campanha de baixíssimo nível, com temas que não estavam na pauta do povo de Olinda, mas pela vontade soberana das urnas, o Professor Lupércio saiu de azarão para prefeito eleito de Olinda, talvez o maior desafio da sua carreira política, mas que assim como ele atingiu nos mandatos de vereador e deputado estadual, tem demonstrado a humildade que é tão necessária aos gestores públicos, sobretudo pelo cargo de prefeito de Olinda que tem um verdadeiro abacaxi para descascar.

Os últimos prefeitos de Olinda acabaram no ostracismo político, mas Lupércio que demonstrou ser extremamente capaz de quebrar paradigmas na sua trajetória política terá uma grande oportunidade de escrever seu nome na história da Marim dos Caetés e fazer uma gestão melhor do que os seus antecessores.

Apressado - Mal foi reeleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe numa eleição extremamente acirrada, Edson Vieira (PSDB) declarou que pode ser candidato a deputado federal em 2018 caso o ministro das Cidades Bruno Araújo, também do seu partido, seja candidato a governador ou senador nas próximas eleiçōes. Edson poderia até pensar em ser federal em 2018 mas sua declaração soou muito pretensiosa e antecipada ao extremo.

Tucana - Outra que só pensa naquilo, ou seja, ser deputada federal, é a prefeita reeleita de São Bento do Una Débora Almeida (PSB). Para colocar o desejo em prática, a prefeita que é procuradora federal pode até mudar de partido, se filiando ao PSDB do ministro Bruno Araújo e da prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra, que foram apoiados por ela em 2014.

Secretariado - A prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) anunciará na próxima sexta-feira (23) o seu secretariado, que deve contar com muitas caras ligadas ao ex-governador João Lyra Neto como Hélio Júnior e Luciano Vásquez. Outro nome cotado para uma secretaria é o do vice-prefeito eleito Rodrigo Pinheiro.

Futuro - Um jurista pernambucano não acredita que Michel Temer possa perder o cargo, ele enumera alguns fatos, são eles: Gilmar Mendes, presidente do TSE, está apoiando abertamente o governo Temer; O relator irá solicitar provas da Lava-Jato, o que irá empurrar o processo para 2018; Ainda que haja qualquer decisão desfavorável ao presidente, caberá recurso junto ao STF, o que postergará ainda mais o imbróglio; Por fim o jurista afirma que a citação de que Temer supostamente pediu recursos via caixa dois sem prova de enriquecimento ou favorecimento ao presidente é frágil demais.

RÁPIDAS

Pegou mal - A informação de que as contas de campanha de reeleição do prefeito Geraldo Julio foram rejeitadas pelo Juiz Eleitoral pegou muito mal para a imagem do socialista, que depois de eleito deu uma mergulhada como se estivesse aguardando com muito temor uma bomba que pode atrapalhar seus planos de governar o Recife por quatro anos.

Líder - O deputado federal Efraim Filho (PB) assumirá a partir de fevereiro o posto de líder do Democratas na Câmara dos Deputados. Herdeiro político do ex-senador Efraim Moraes, o deputado paraibano exerce o terceiro mandato na Câmara Federal e já presidiu nacionalmente a Juventude Democratas.

Inocente quer saber - Daniel Coelho já mandou os aliados dele entregarem os cargos que ocupam no governo Paulo Câmara?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando