Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Os sinais de Anderson Ferreira em Jaboatão

Edmar Lyra, | seg, 26/12/2016 - 10:23
Compartilhar:

Herdeiro político do ex-deputado Manoel Ferreira, Anderson iniciou a vida pública em 2010 quando candidatou-se a deputado federal, se elegendo com cerca de 52 mil votos, sendo um dos últimos eleitos da Frente Popular que reelegeu Eduardo Campos para o governo de Pernambuco naquele ano. Ao chegar em Brasília Anderson teve como sua principal bandeira o Estatuto da Família, que lhe rendeu notoriedade nacional e um caminhão de votos em 2014 quando praticamente triplicou sua votação sendo o quinto mais votado de Pernambuco.

Como obteve expressiva votação em Jaboatão dos Guararapes, ainda em 2015 se movimentou no intuito de colocar sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Isso foi possível também porque Anderson conseguiu desbancar o ex-deputado Inocêncio Oliveira da presidência estadual do PR, herdando o cargo e se consolidando como a principal liderança do partido no estado.

Uma vez candidato a prefeito, Anderson só fez crescer nas pesquisas, pois nunca se envolveu em escândalo de corrupção e se apresentava como o novo na cidade. Terminou o primeiro turno em primeiro lugar e no segundo turno venceu com expressiva votação. Sua candidatura se viabilizou sem precisar das amarras tradicionais da política, com uma campanha enxuta e um discurso de oposição, desbancou figuras tradicionais do município, como o vereador Neco que foi derrotado por ele no segundo turno.

Na condição de prefeito eleito, não quis inventar a roda, aproveitou a estrutura administrativa de Elias Gomes, reduzindo de oito para sete secretarias funcionais e de 33 para 24 secretarias executivas. Como se não bastasse, anunciou a redução de 40% dos atuais 1.556 cargos comissionados, passando a contar na sua gestão com menos de 1.000 cargos em comissão, bem como o fim dos veículos oficiais para secretários e o próprio prefeito.

Aos 44 anos de idade, o prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira tem plena ciência da sua responsabilidade e mandou um sinal claro de que não vai querer fazer uma gestão igual ou pior do que a de Elias Gomes, mas sim algo melhor que possa fazer história no município, sobretudo no cenário de crise que o país vive, e que naturalmente possa lhe fazer pensar em voos ainda maiores na política pernambucana.

Segurança Cidadã - O prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira estaria estudando a hipótese de criar a secretaria executiva de Segurança Cidadã, uma pasta com atribuições parecidas com a que foi ocupada por Murilo Cavalcanti na gestão de Geraldo Julio no Recife. O nome para ocupar a pasta é o do delegado Erick Lessa, candidato a prefeito de Caruaru pelo PR que ficou em terceiro lugar.

Esposas - Na eleição suplementar de Ipojuca poderemos ter o protagonismo das esposas para ver quem fica com a prefeitura. O candidato impugnado Romero Sales pretende lançar sua esposa Célia Sales (PTB). Já o candidato derrotado Carlos Santana poderá lançar a candidatura da sua esposa e deputada estadual Simone Santana (PSB). Será uma disputa e tanto.

Assanhamento - Apesar de alguns tucanos estarem se assanhando com uma candidatura de Bruno Araújo a governador, é importante ter bastante prudência, primeiro porque caso Michel Temer patine em 2017 ou até mesmo venha a cair, os ministros patinarão ou voltarão pra planície e inviabilizaria qualquer plano de Bruno disputar o governo. Além disso há o fator nacional, se o PSDB e o PSB ficarem juntos nacionalmente, inexoravelmente o PSDB será obrigado a marchar com a reeleição de Paulo Câmara.

Suape - Há rumores de que o governador Paulo Câmara após as saídas de Thiago Norões e Evandro Avelar do governo, mais precisamente do núcleo que comanda Suape, estaria reavaliando a hipótese de dar o comando da secretaria de Desenvolvimento Econômico ao PMDB, que seria de Fernando Dueire. No intuito de manter o senador Fernando Bezerra Coelho na base, o governador estaria disposto a entregar o cargo a Jenner Guimarães, aliado do senador que foi preterido em 2014 para dar lugar a Thiago Norões.

RÁPIDAS

Casa Civil - O governador Paulo Câmara considera a atuação de Antônio Figueira na Casa Civil satisfatória. Como o cargo é necessariamente para ser ocupado por alguém de extrema confiança do governador, Paulo entendeu que o melhor caminho é manter Figueira no cargo por mais dois anos.

Líder - O governador Paulo Câmara deverá devolver Isaltino Nascimento para a Casa Joaquim Nabuco a partir de janeiro. Ele voltaria para o mandato com o objetivo de assumir a liderança do governo na Alepe em substituição a Waldemar Borges, que apesar de ser um bom parlamentar não é tão bom debatedor quanto Isaltino.

Inocente quer saber - Quem fica com a presidência da Câmara do Recife?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando