Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Candidatura de Bruno Araújo ao Palácio depende de muitos fatores

Edmar Lyra, | ter, 27/12/2016 - 09:32
Compartilhar:

Os tucanos emplumados de Pernambuco desde que Bruno Araújo foi alçado a condição de ministro das Cidades têm falado em alto e bom som numa possível candidatura a governador de Pernambuco contra Paulo Câmara em 2018 mesmo após o PSDB que não tinha chapa para eleger três deputados federais ter sido abrigado na Frente Popular.

O assanhamento tucano é natural do processo político e até mesmo legítimo, mas eleitoralmente quem é o partido em Pernambuco? A partir de janeiro terá dois deputados estaduais, sendo um deles na condição de suplente e outro que assumirá em definitivo após passar um ano no mandato na condição de suplente graças a um movimento realizado pelo Palácio do Campo das Princesas. Na Câmara Federal serão dois deputados que saíram extremamente enfraquecidos das urnas de 2016 e apenas Bruno Araújo segue em evidência no ministério do moribundo governo Michel Temer.

Essa evidência inclusive é bastante questionável pois ninguém vê o ministro das Cidades, um deputado que nunca foi arrasa quarteirão nas urnas e que não se faz presente em nosso estado. Se um eleitor comum for perguntado quem é Bruno Araújo serão poucos os capazes de afirmar que se trata de um deputado federal pernambucano e muito menos que se trata do ministro das Cidades.

Passados sete meses do governo Michel Temer, que diga-se de passagem é fraquíssimo, não dá pra considerar que ele tem sido benéfico pra Pernambuco mesmo tendo cinco pernambucanos na Esplanada dos Ministérios. Além disso existem outros fatores que precisam ser colocados, como por exemplo a situação de Temer em 2017, que pode muito bem ser cassado pelo TSE, e Bruno Araújo voltar para uma planície que ele experimentou significativamente durante os anos do PT na presidência da República.

Além do risco de queda de Temer, que é real, existem fatores nacionais como a aliança entre o PSDB de Bruno Araújo e o PSB de Paulo Câmara, que caso seja viabilizada sepulta qualquer chance de Bruno Araújo ser candidato a governador contra Paulo Câmara que inexoravelmente tentará a reeleição. É preciso esperar muito para considerar extremamente viável a candidatura de Bruno Araújo a governador, pois nem jeito de pernambucano ele tem, parece mais um ministro do Rio de Janeiro.

Secretariado - A prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) marcou para esta quarta-feira o anúncio do seu secretariado que ocorrerá a partir das 10 horas da manhã no auditório do WA Hotel na Capital do Agreste. Um dos nomes que são pule de dez é o de Luciano Vásquez que assumirá a secretaria de governo.

Noite - O ministro da Educação Mendonça Filho deu uma bola fora ao dizer que pretende extinguir o ensino noturno no Brasil. A medida atinge em cheio as classes menos favorecidas e gerou gritaria no país inteiro. Ciente da besteira que falou, o ministro tentou emendar a afirmação mas terminou ficando pior.

PRTB - O PRTB que é comandado no estado por Edinazio Silva e que elegeu três vereadores no Recife, Hélio Guabiraba, Marco Aurélio e Alcides Teixeira Neto, pretende realizar no dia 1 de maio um evento com a presença de Levy Fidelix, candidato da sigla a presidente da República. Além disso há uma forte possibilidade do presidenciável do partido visitar Bezerros durante o carnaval de 2017.

Torcida - O senador Humberto Costa, que está em contagem regressiva para sair da vida pública pelas urnas, decidiu adotar a tática do quanto pior melhor e tem comemorado os índices econômicos negativos do país, um postura que ele tanto acusou os adversários do PT de fazer quando Dilma comandava o país. É por essas e outras que ele é um ex-senador em atividade.

RÁPIDAS

Salvação - Derrotado nas urnas em Ipojuca, o prefeito Carlos Santana não teve coragem de tentar novamente a prefeitura na eleição suplementar e decidiu lançar sua esposa Simone. Carlos aposta alto numa reviravolta que possa eleger sua mulher na prefeitura, pois só assim ele terá condições de continuar na política disputando o mandato de deputado estadual em seu lugar.

Posse - O prefeito eleito de Camaragibe Demóstenes Meira (PTB) logo após tomar posse no domingo empossará o seu secretariado em cerimônia no estacionamento da prefeitura. Meira conseguiu uma vitória somente na quarta tentativa.

Inocente quer saber - O governo Michel Temer come o bacalhau da Semana Santa?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando