Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Uma dupla de ilegítimos

Edmar Lyra, | qua, 28/12/2016 - 11:04
Compartilhar:

A chapa Dilma Rousseff e Michel Temer foi avalizada pelo então presidente Lula em 2010 que na época ostentava elevados índices de aprovação popular. A aliança foi selada porque Dilma foi o que restou do PT que se afundou em escândalos de corrupção mas era desconhecida e precisava se tornar conhecida, consequentemente era fundamental o apoio do PMDB que tinha em Michel Temer, então presidente da Câmara o nome ideal para um casamento que manteria o projeto de poder do PT iniciado em 2003. Vieram as eleições e mesmo indo ao segundo turno contra José Serra, Dilma e Temer acabaram vitoriosos.

Essa aliança foi mantida em 2014 pois Dilma igualmente precisava do tempo do PMDB para defender as ações do seu governo e Michel Temer foi novamente para o cargo de vice-presidente. Eles utilizaram de um esquema de corrupção nunca antes visto no Brasil para manter a hegemonia do PT no Brasil, como se não bastasse praticaram o maior estelionato eleitoral da história recente do país, o resultado foi uma vitória apertada sobre Aécio Neves, do PSDB, partido que sofreu a quarta derrota seguida em eleiçōes presidenciais.

O tempo é o senhor da razão e ficou comprovado por A mais B que a engenharia que reelegeu Dilma e Temer foi assentada num dos maiores esquemas da história do país graças a operação Lava-Jato. Vieram as chamadas pedaladas fiscais que culminariam no impeachment de Dilma Rousseff, mas Temer que foi igualmente beneficiado pelos esquemas de corrupção que posteriormente seriam desnudados e o envolveriam diretamente, acabou ileso e herdou o comando do país.

Há uma gritaria generalizada dos defensores de Dilma de que o impeachment foi golpe e que o governo Temer é ilegítimo. Passados sete meses do governo supostamente golpista, é pertinente reconhecer que Temer é mesmo ilegítimo não porque assumiu após um impeachment legal que foi chancelado pelo Supremo Tribunal Federal, mas sim porque ele e sua companheira de chapa não mereciam ganhar a presidência da República em 2014 porque se beneficiaram de crimes para continuarem no poder, portanto nem Dilma nem Temer poderiam em hipótese alguma ocupar o cargo que ocuparam. A saída de Dilma foi extremamente correta e a de Temer a cada dia se mostra cada vez mais justa.

Rifados - Teve muita gente do PSDB da região metropolitana que estava contando com uma indicação da prefeita eleita de Caruaru para o primeiro ou segundo escalão mas acabaram morrendo na praia, pois Raquel Lyra priorizou a convocação de gente verdadeiramente qualificada e que tinha identificação com a capital do forró.

Competência - Na área da Saúde a prefeita Raquel Lyra convocou a médica do IMIP Ana Maria Albuquerque que já havia ocupado a pasta no governo de nove meses de João Lyra Neto em Pernambuco e saiu bastante elogiada por colegas e pela sociedade em geral. A escolha de Ana Maria é emblemática pois Raquel está entregando a uma mulher a saúde dos caruaruenses.

Auxiliares - Para a secretaria executiva de imprensa a prefeita Raquel Lyra convocou o competente jornalista Ricardo Almoêdo, que já exercia a função de assessor de imprensa dela na Alepe. Já para a secretaria executiva de comunicação, que vai tratar das verbas publicitárias da prefeitura e da relação com os veículos, a prefeita convocou o também competente Hélio Júnior, jornalista e radialista conhecido da capital do forró.

Surpresa - Causou surpresa na política pernambucana o fato de Luciano Vásquez não ter integrado a equipe de Raquel Lyra em Caruaru. Além de ter sido secretário da Casa Civil no governo João Lyra Neto, Vásquez bateu de frente com o PSB e optou por ficar no palanque de Raquel, a postura rendeu-lhe uma exoneração de uma diretoria em Suape.

RÁPIDAS

Anúncio - A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), vai anunciar, nesta quarta-feira, às 10h, os nomes dos secretários que irão compor a sua equipe de governo. A coletiva de imprensa acontecerá no WA Hotel, anexo ao Caruaru Shopping.

Expectativa - A cidade de Araripina segue na expectativa para a posse da deputada Roberta Arraes (PSB) marcada para o próximo dia 2 na Alepe, mas ainda há uma forte demanda da população para que o prefeito Alexandre Arraes, um aliado de primeira hora do ex-governador Eduardo Campos e do governador Paulo Câmara, possa integrar a equipe do governo de Pernambuco em 2017.

Inocente quer saber - Quando os ministros pernambucanos de Temer irão mostrar efetivamente serviço pra Pernambuco?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando