Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Três famílias serão fundamentais nas eleições 2018 em Pernambuco

Edmar Lyra, | qui, 05/01/2017 - 11:12
Compartilhar:

A política pernambucana teve o protagonismo de várias famílias que reinaram por muitos anos, seja na Alepe, na Câmara dos Deputados, e até mesmo em prefeituras importantes e no governo do estado. Os Cavalcanti, os Monteiro, os Arraes são emblemáticos pois emprestaram a vida pública governadores, senadores, ministros, etc. No ano de 2016 tivemos a ascensão de três famílias que se consolidaram nas urnas terão papel importantíssimo na engenharia política do estado em 2018.

Começando pelos tradicionais Coelho de Petrolina, que em 2014 já tinham elegido Miguel Coelho para a Alepe, Fernando Filho para a Câmara Federal e Fernando Bezerra Coelho para o Senado, tiveram um ano de 2016 fenomenal e que garantiram capital político suficiente para reivindicar espaços importantes na política estadual, pois Fernando Filho foi alçado ao importante posto de ministro de Minas e Energia de Michel Temer, e vem realizando um trabalho elogiável na pasta, para coroar o ano Miguel Coelho se elegeu prefeito de Petrolina derrotando Odacy Amorim, Adalberto Cavalcanti e o candidato do então prefeito Julio Lóssio que ostentava bons índices de aprovação. Essa vitória significou a reunificação dos Coelho de Petrolina que voltam a ter um grande protagonismo político e serão imprescindiveis na construção de 2018, pois Miguel Coelho, Fernando Filho e Fernando Bezerra Coelho serão eleitores importantes.

Passando pela capital do forró, após dezesseis anos de Tony Gel e José Queiroz, os Lyra de Caruaru conquistaram uma expressiva vitória com Raquel e passaram a ter um peso ainda maior na engenharia política pernambucana. O ex-governador João Lyra Neto tem todas as condições de ser candidato a deputado federal em 2018 e ocupar uma cadeira na Câmara Federal que já foi do seu irmão, o ex-ministro Fernando Lyra. João já sinalizou várias vezes que pretende construir um projeto alternativo ao PSB, uma vez que o partido do governador Paulo Câmara negou a sua filha o direito de ser candidata da sigla a prefeita de Caruaru, tendo que se abrigar no PSDB do ministro Bruno Araújo e potencial candidato majoritário.

Já os Ferreira, diferentemente dos Coelho e dos Lyra, que já foram protagonistas de processos políticos em nosso estado em tempos anteriores, vivem o melhor momento político de suas vidas, pois elegeram o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira e têm no deputado estadual André Ferreira um nome extremamente natural e fortíssimo para a Câmara Federal em 2018. Há aproximadamente vinte anos, a família só tinha o deputado estadual Manoel Ferreira como expoente, hoje representa um grupo político em ascensão que fazem deles atores fundamentais na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. É possível afirmar que se os Lyra, os Coelho e os Ferreira, que juntos governarão 838.449 eleitores, que significa 13% do eleitorado do estado, estiverem no mesmo projeto, serão o fiel da balança para determinar o governador vitorioso de 2018.

Homenagem - Extraordinário quadro público, o publicitário Camilo Simões vinha fazendo um grande trabalho na secretaria de Turismo e Lazer da prefeitura do Recife até falecer em outubro do ano passado vítima de um mal súbito. Ciente da importância de Camilo para a área, o prefeito Geraldo Julio acertou em cheio ao colocá-lo como um dos homenageados do carnaval deste ano. Camilo merece todas as justas homenagens porque era uma pessoa iluminada.

Assessor - Após ser defenestrado das urnas, o ex-vereador Vicente André Gomes, que é aposentado integralmente como deputado federal, vai mesmo assumir um cargo na assessoria especial do prefeito Geraldo Julio, que é comandada pelo também ex-vereador Fred Oliveira. Vicente obteve 6.205 votos, ficando apenas na quinta suplência da Frente Popular.

Itamaracá - O prefeito Mosar Tato (PSB) recebeu do ex-prefeito Paulo Batista (PTB) um verdadeiro abacaxi para descascar. A prefeitura não tem sequer telefones e internet para os servidores trabalharem, os computadores estavam empoeirados que parecia que há anos não eram utilizados. Tato terá muita dificuldade para reerguer a Ilha.

Procurador - O competente advogado Pedro Leonardo Lacerda, que é bastante conhecido no meio político, foi nomeado pelo prefeito Mosar Tato como procurador de Itamaracá. No momento difícil que a cidade vive, Pedro poderá ser fundamental para que o prefeito consiga arrumar a casa o quanto antes.

RÁPIDAS

Composição - A vereadora Marília Arraes só será candidata a governadora se o PT ficar isolado no processo. Hoje o partido priorizaria apoiar Armando Monteiro para governador ou uma aliança que levasse Silvio Costa Filho a ser um candidato olímpico. Marília inexoravelmente será candidata em 2018 mas o cargo dependerá das circunstâncias de 2018.

Sileno Guedes - Após uma chuva de críticas sobre a manutenção de Sileno Guedes na secretaria de governo de Geraldo Julio, o meio político espera que o responsável pela articulação política da gestão tenha mais atenção com as demandas de quem o procura, resolvendo os problemas de uma melhor maneira para não melindrar ninguém.

Inocente quer saber - Rodrigo Maia vence de quanto a disputa pela presidência da Câmara?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando