Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Pelo menos na economia, Temer tem acertado

Edmar Lyra, | qui, 12/01/2017 - 15:19
Compartilhar:

O presidente Michel Temer segue tendo uma série de problemas de ordem política ao longo do seu governo, tal como ocorreu com sua antecessora Dilma Rousseff, porém é importante salientar que a Lava-Jato é uma usina de crises, que certamente prejudicaria qualquer governo pois ela mexe com todo o establishment político, mas ao menos na economia o governo Temer tem acertado, como por exemplo a inflação sob controle e a notícia de que a taxa básica de juros, a Selic, caiu ontem na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central 0,75 ponto, sendo a sua maior queda dos últimos anos, ficando agora em 13%.

A taxa básica de juros tem um peso significativo na economia de um país, pois ela rege de forma pertinente o nosso mercado e a sinalização de queda da Selic é um alento para quem está acostumado com uma das maiores taxas de juros do planeta. É evidente que a Selic mais baixa, que deve continuar caindo ao longo de 2017 e a inflação dentro do centro da meta, ainda não resolvem o problema do Brasil, mas acende um sinal de esperança para que a crise que assolou o país nos últimos anos, com retração econômica de dois anos seguidos, fato que não ocorria desde a grave crise de 1930, chegou ao fundo do poço e agora o país começará a respirar aliviado.

Caso o mercado comece a ter um pouco mais de otimismo com o país, os investimentos poderão ser retomados e consequentemente o desemprego que atinge 12 milhões de brasileiros poderá ter uma queda significativa ao longo do ano, o que naturalmente dissiparia o mau humor generalizado da população com os rumos do país. Apesar de haver um mínimo de esperança em dias melhores na economia com as últimas boas notícias, não dá para esquecer dos desdobramentos da Lava-Jato, que naturalmente poderão ferir de morte o governo Temer e inexoravelmente prejudicar qualquer perspectiva de retomada do mínimo de normalidade no país.

O que nos resta a partir de então é torcer para que a economia a partir de agora reaja e que o governo Temer não seja dragado pela Lava-Jato, só assim o país voltará a mares mais calmos para que em 2018 a eleição não seja um hospício e que não chegue ao poder nenhum aventureiro ou extremista mas sim alguém que possa contribuir para a retomada do desenvolvimento do país.

Surpresa - Durante a assinatura do decreto que institui o Comitê Gestor para desburocratizar e melhorar a eficiência da máquina pública na prefeitura do Recife por parte do prefeito Geraldo Julio, o vereador Renato Antunes (PSC) roubou a cena ao discursar representando a Câmara do Recife na solenidade. Renato é gestor governamental e demonstrou conhecimento de causa durante o período em que esteve com a palavra.

Recursos - O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) vai assinar nesta quinta-feira (12), convênios com a Caixa Econômica Federal estimados em quase cinco milhões de reais. Esse montante será destinado para pavimentação em asfalto de vias urbanas e também a reforma do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do deputado federal e atual ministro das Cidades, Bruno Araújo e do deputado federal Augusto Coutinho, com a contrapartida de R$ 30 mil do município.

Violência - Menos de duas horas após o governador Paulo Câmara e sua comitiva deixarem a Escola Técnica Estadual Cícero Dias em Boa Viagem durante o anúncio da construção de quadras cobertas em setenta escolas estaduais, numa rua paralela ao local houve um assalto de um veículo, evidenciando que o problema da segurança pública está mais perto do que se imagina das nossas autoridades.

Otimismo - O governador Paulo Câmara demonstrou um certo otimismo para os desafios de 2017 que ele terá que enfrentar. A sensação é que ele decidiu mais do que nunca não só pegar no serviço como proncipalmente imprimir a marca de bom gestor apesar das dificuldades para ganhar o ano e chegar em 2018 com chances reais de reeleição.

RÁPIDAS

Mágoa - Rifada do secretariado do prefeito Geraldo Julio, quando tentava assumir a secretaria de Cultura, a vereadora Aline Mariano (PMDB) ficou extremamente magoada com o núcleo duro que ronda o prefeito, mais especificamente com uma pessoa: Sileno Guedes.

Segurança - Preocupada com o aumento dos índices de criminalidade em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) anunciou ontem o Juntos Pela Segurança que consiste num plano municipal de auxílio aos órgãos competentes no combate à violência.

Inocente quer saber - O brasileiro pode confiar em dias melhores na economia?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando