Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Base de Geraldo Julio segue insatisfeita com Sileno Guedes

Edmar Lyra, | sex, 13/01/2017 - 13:56
Compartilhar:

O prefeito Geraldo Julio foi reeleito no ano passado após emplacar uma base de sustentação na Câmara do Recife de mais de trinta vereadores e havia uma expectativa dos eleitos de que a interlocução política da gestão seria melhorada ao longo do segundo mandato, com a substituição de Sileno Guedes da secretaria de governo, que não se confirmou.

Outra demanda da base, sobretudo dos vereadores que foram eleitos pelo chapão, era de que haveria a convocação de dois a três vereadores para o secretariado do prefeito conforme o próprio Geraldo e Sileno haviam prometido. Essa promessa também não se confirmou, apenas Eduardo Chera assumiu o mandato, mas isso só foi possível porque Jadeval de Lima optou pelo mandato de deputado estadual, como o corporativismo é grande, e a decisão do prefeito de não convocar ninguém para o seu secretariado atingiu ex-vereadores como Luiz Eustáquio, Eurico Freire e Romildo Gomes Neto, os vereadores se sentiram traídos por Geraldo e Sileno.

Oficialmente ninguém quer entrar em rota de colisão com o prefeito porque teme retaliações mas a gritaria está generalizada de acordo com um vereador que se elegeu fora do chapão. Para ele, o prefeito foi incorreto com a base e deixou fissuras difíceis de serem sanadas ao longo dos próximos quatro anos e a manutenção de Sileno foi mais um indicativo de que Geraldo não respeita vereador.

Outro vereador espera que Geraldo Julio e Sileno Guedes convidem os parlamentares da base para uma conversa e que seja repactuada a relação a fim de diminuir os ruídos de comunicação, inclusive após a nomeação de Vicente André Gomes para a assessoria especial, passando na frente de nada menos que três suplentes que até agora não tiveram sinalização de qual espaço terão na segunda gestão, as críticas se tornaram mais constantes, porque financeiramente ele não precisava desta assessoria, já que tem uma aposentadoria de deputado federal de mais de R$ 30 mil e outras aposentadorias como médico que lhe garantem uma situação financeira extremamente tranquila.

Se não houver uma mudança na postura da condução política da gestão e no trato com a base, sem sombra de dúvidas haverá rebelião e isso pode trazer sérios problemas para Geraldo Julio que terá um ano bastante desafiador pela frente.

Parceria - O vereador Benjamim da Saúde (PEN) recebeu ontem em seu gabinete o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) para afinar o trabalho. Benjamim foi uma das surpresas da eleição do ano passado para a Casa José Mariano e tem procurado estabelecer diálogo com outros atores importantes da política, Rodrigo por ser um excelente deputado, serve de referência para que ele possa se espelhar para exercer seu mandato na Câmara.

Desatenção - Após ter recebido um voto de confiança do prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral para assumir a comunicação da gestão, o jornalista Emerson Barros tem sido bastante aquém das expectativas, recebendo críticas de muita gente por não retornar ligações, dando a entender que o poder já subiu a cabeça. Caso continue desatencioso com as pessoas, Emerson poderá prejudicar o prefeito numa área tão importante como a comunicação.

Exemplo - Se na Comunicação o prefeito Lula Cabral tem um auxiliar que não corresponde às expectativas, por outro lado o secretário de Desenvolvimento Econômico Moshe Caminha em poucos dias de gestão já mostrou o porquê foi escolhido para o posto, com ações dinâmicas que têm rendido elogios do setor.

Paulinho Tomé - O deputado estadual Paulinho Tomé, que tem apenas 24 anos, sendo o mais jovem desta legislatura, assumiu o mandato com grande disposição para fazer um mandato exemplar e honrar os 33.013 votos que recebeu em 2014. Natural de Arcoverde, Paulinho Tomé tem como sua principal base eleitoral a cidade de Tupanatinga, onde o seu pai Manoel Tomé era prefeito.

RÁPIDAS

Comunicação - A competente jornalista Morgana Barros, que já assessorou os deputados Romário Dias e Rodrigo Novaes, ambos do PSD, agora será responsável pela comunicação da deputada Roberta Arraes (PSB), que é uma das estreantes na Casa Joaquim Nabuco.

Gratidão - Após o gesto de Jadeval de Lima optar por assumir o mandato de deputado estadual, o vereador Eduardo Chera (PDT) já comunicou a todo mundo que irá apoiar a reeleição de Jadeval no Recife. Se não fosse a decisão de Jadeval, Chera estaria sem mandato após Geraldo Julio não convocar nenhum vereador para sua equipe.

Inocente quer saber - Paulo Câmara tem adversário para 2018?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando