Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Se depender de Bruno e Mendonça, não haverá aliança com o PSB em 2018

Edmar Lyra, | seg, 16/01/2017 - 12:34
Compartilhar:

O governador Paulo Câmara cometeu seu maior erro político em abril do ano passado quando, instigado por Geraldo Julio, pediu os cargos do PSDB e do DEM no governo por conta das candidaturas de Daniel Coelho e Priscila Krause à prefeitura do Recife, desconsiderando que tanto o PSDB quanto o DEM apoiaram a sua eleição em 2014, esse movimento deixou sequelas insanáveis para a convivência política do governador Paulo Câmara com Mendonça Filho e Bruno Araújo, que dias depois iriam assumir ministérios importantes no governo Temer.u

Um erro de cálculo que Eduardo Campos, padrinho de Paulo Câmara, jamais cometeria, e isso instigou seus aliados de outrora a convergirem politicamente em torno de uma nova frente que pode colocar em xeque a hegemonia do PSB em Pernambuco que venceu as últimas quatro eleições seguidas, sendo uma com Eduardo, uma com Paulo e duas com Geraldo Julio no Recife.

Tanto Bruno Araújo, que almeja ser candidato a governador, quanto Mendonça Filho, que pretende ser candidato a senador, já avisaram a aliados que se dependerem deles não marcharão com a reeleição de Paulo Câmara, e apenas uma intervenção nacional, ou seja, uma aliança entre o PSB, o PSDB e o DEM em torno de um presidenciável poderá manter a tropa unida em torno da reeleição do governador Paulo Câmara, que vive hoje o seu pior momento no governo, com a explosão dos homicídios, o aumento da passagem de ônibus e o risco eminente de ocorrer rebeliões nos presídios do estado que colocarão em xeque a já combalida popularidade do governador.

A chapa Bruno Araújo governador, Fernando Filho vice-governador, Armando Monteiro e Mendonça Filho senadores já é vista como pule de dez não só para se viabilizar como fazer frente com chances significativas de vitória ao projeto hegemônico do PSB em Pernambuco viabilizado por Eduardo Campos. Tem gente que defende essa aliança com vistas a reoxigenar a política pernambucana permitindo uma alternância salutar ao Palácio do Campo das Princesas. O governador Paulo Câmara e o cenário nacional irão ditar o rumo desta aliança, quanto mais o governo estiver fragilizado maiores as chances de uma União por Pernambuco repaginada ser viabilizada.

Desmame - Alguns aliados do ex-prefeito Elias Gomes foram trabalhar no município de Moreno, mas em vez de se preocupar com os problemas da cidade em que estão trabalhando, têm se dedicado a se ocupar com a gestão do prefeito Anderson Ferreira que tem apenas quinze dias de existência. Está na hora do pessoal desapegar porque o tempo deles em Jaboatão passou.

Passagem - A CBTU não aumenta as passagens do metrô por conta do passivo judicial que recolhe praticamente quase toda a receita para pagar dívidas judiciais e trabalhistas, por isso tanto faz o metrô ser R$ 1,60 ou mais que a maior parte do valor da bilheteria ficará retido e não haverá nenhum repasse para a melhoria dos precários serviços ofertados pelo Metrorec.

Pedro Eurico - Já passou da hora do governador Paulo Câmara demitir o cadáver insepulto Pedro Eurico da secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Pedro há muito tempo é irrelevante para a política e tem sido um auxiliar extremamente prejudicial à imagem do governador. Se fosse Eduardo Campos no cargo já havia demitido Pedro Eurico desde 2015.

Suape - O vice-governador Raul Henry, que foi nomeado para a secretaria de Desenvolvimento Econômico, não poderá acumular a presidência de Suape como fazia seu antecessor Thiago Norões por ser detentor de cargo eletivo. Um nome do PMDB que poderá assumir o posto é José Arlindo Soares, que é um técnico extremamente competente.

RÁPIDAS

Puxadinho - Há quem afirme que o governador Paulo Câmara não realizará uma reforma do seu secretariado, fará mudanças pontuais, como por exemplo o substituto de Isaltino Nascimento na secretaria de Desenvolvimento Social, que assumiu o mandato de deputado estadual para ser líder do governo na Alepe.

Autorização - Os ministros Mendonça Filho e Bruno Araújo autorizaram seus aliados a descerem a ripa no governador Paulo Câmara pelas redes sociais. A ordem a partir de agora é desgastar o governador o máximo possível para que ele chegue em 2018 completamente fragilizado.

Inocente quer saber - A operação Lava-Jato perdeu o timing para prender o ex-presidente Lula?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando