Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Rodrigo Maia caminha para a reeleição na Câmara dos Deputados

Edmar Lyra, | qui, 02/02/2017 - 13:19
Compartilhar:

Após a saída de Eduardo Cunha da presidência da Câmara e consequente cassação, a Casa foi obrigada a ir às urnas para escolher aquele que seria o seu comandante por seis meses, e depois de uma eleição bastante movimentada, Rodrigo Maia (DEM/RJ) derrotou Rogério Rosso (PSD/DF) no segundo turno. Ali começaria uma hegemonia que Cunha tentou imprimir mas acabou sendo defenestrado do cargo.

Com a serenidade e a firmeza que o cargo exige, Rodrigo Maia conseguiu ganhar a confiança dos pares e se tornou um grande fiador da estabilidade política em Brasília, ela que seria fundamental para o êxito do governo Michel Temer e principalmente para a recuperação da economia. Por ter sido eleito para um mandato-tampão, Rodrigo se achou no direito de se candidatar à reeleição, medida esta que era vedada pela Constituição, pois um deputado federal só pode ser reeleito de uma legislatura para a outra para o cargo de presidente.

A disputa foi parar no Supremo Tribunal Federal mas o ministro Celso de Mello decidiu que o STF não pode interferir em questões internas da Câmara e por isso não há mais nenhum impedimento jurídico para a candidatura do presidente nesta quinta-feira. Antes da decisão do ministro já havia um clima em Brasília de que Maia era favoritíssimo, agora com este fato novo, ele poderá beirar os 400 votos e construir uma das maiores vitórias dos últimos anos.

Caso se confirme sua reeleição, Rodrigo não só ficará por mais dois anos comandando a Câmara Federal como também ficará na prática como uma espécie de vice-presidente da República, se tornando um ator imprescindível para o jogo presidencial de 2018. Ele passará a ser mais do que nunca um dos homens mais poderosos do Brasil e tudo que acontecerá em Brasília daqui por diante terá que passar pelo seu crivo.

Líderes - Os senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro foram escolhidos para liderar, respectivamente, o PSB e o PTB no Senado. Na condição de líderes dos seus respectivos partidos, dois dos nossos três senadores consolidam uma presença constante nas discussões da nossa república e naturalmente levarão Pernambuco a um protagonismo ainda maior na política brasileira.

Desistência - Após idas e vindas sobre a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, Rogério Rosso (PSD/DF) acabou desistindo de uma vez por todas da postulação. Sua esperança consistia na possibilidade do STF barrar a candidatura de Rodrigo Maia, que não se concretizou. Portanto, Rosso não é mais candidato a presidente da Câmara na eleição que ocorrerá nesta quinta-feira.

Feudo - Com a vitória do senador Eunício Oliveira para a presidência do Senado, ficou consolidado que a Casa é definitivamente um feudo do PMDB, pois em 32 anos, apenas em duas ocasiões o presidente do Senado não era filiado ao partido, qusando Antonio Carlos Magalhães (PFL) e Tião Viana (PT) presidiram a Casa.

Candidato - O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) que pretende ser candidato à presidência da República em 2018 decidiu se lançar na disputa pela presidência da Câmara. Sem a menor chance de vitória, Bolsonaro precisa conquistar uma boa quantidade de votos dos seus pares para não sair menor do processo.

RÁPIDAS

Folha - O anúncio de que a folha salarial dos aposentados e pensionistas será paga no dia 6 e dos efetivos e comissionados no dia 7 deu um sinal de que as finanças do estado deixaram a situação crítica para uma situação mais controlada. Isso é fruto de um esforço descomunal do governador Paulo Câmara que sabe como poucos gerir as finanças do estado.

Fred Ferreira - Eleito com uma expressiva votação, o vereador do Recife Fred Ferreira (PSC) está bastante animado com sua atuação na Câmara Municipal do Recife. Fred, que coordenou por muitos anos o Projeto Libertador, terá a oportunidade de empunhar as bandeiras em defesa da família na Casa José Mariano.

Inocente quer saber - O pior da crise já passou e o Brasil voltará a crescer no primeiro trimestre de 2017?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando