Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Ângelo Gioia não tem mais a menor condição de continuar na SDS

Edmar Lyra, | qua, 22/02/2017 - 12:36
Compartilhar:

Em 2006 durante as eleições o então candidato Eduardo Campos teve como seu principal mote a solução da violência, e acabou derrotando Humberto Costa e Mendonça Filho com a promessa de que iria cuidar pessoalmente da segurança pública.

Já no governo em 2007, Eduardo apresentou o Pacto Pela Vida que com o decorrer dos meses surtiria um efeito jamais visto no estado, tanto que Pernambuco virou referência no combate à violência para todo o Brasil.

Esse cenário se manteve até 2013, começando a perder sua eficácia em 2014, último ano de Eduardo no comando do estado e início do governo João Lyra Neto. Ao longo dos meses o Pacto já dava sinais claros de que estava indo para o beleléu, mas Paulo Câmara optou pela manutenção de Alessandro Carvalho na SDS, mesmo ele tendo passado por uma fadiga material.

Pois bem, ao longo de 2015 e 2016, o que significava uma quebra de tendência do gráfico de violência, se tornou algo mais constante de forma avassaladora, trazendo uma sensação de insegurança que há muitos anos Pernambuco não sentia.

O governador depois de teimar com a manutenção de Alessandro Carvalho, decidiu enfim trocar o comando da SDS, trazendo o carioca Ângelo Gioia, que passados quatro meses no cargo, não só foi incapaz de reverter a curva de ocorrências como contribuiu diretamente para um aumento significativo dos assaltos, estupros e homicídios em nosso estado, pois não foi digerido pela corporação, que não quer vê-lo nem pintado a ouro.

Na madrugada de ontem Pernambuco viu cenas de guerra com o assalto da Brinks na Avenida Recife, o que foi apenas a cereja do bolo para desnudar a incompetência e o despreparo de Gioia, que foi péssimo para a segurança pública do nosso estado.

O medo de ocorrências como as cenas vistas ontem se repetir durante o carnaval por parte da população é grande e caso se confirme a expectativa negativa para a violência durante os festejos de Momo, não haverá outra alternativa para o governador Paulo Câmara senão demitir Ângelo Gioia e nomear alguém que tenha o aval da corporação e que efetivamente conheça as peculiaridades da segurança pública do nosso estado.

Lamento - O deputado Rodrigo Novaes (PSD), vice-líder do governo, lamentou a postura da oposição na Alepe. O parlamentar ressaltou que os opositores estão agindo como “corujas agorentas” e “fazendo terrorismo” para que as coisas deem errado no carnaval. O deputado confia na Polícia Militar e tem certeza que o carnaval de Pernambuco acontecerá sem eventos extraordinários.

Prioridade - Aliada de primeira hora do governador Paulo Câmara, a deputada estadual Roberta Arraes (PSB) receberá em breve a presença do governador com a entrega de obras que tiveram o DNA da sua atuação primeiramente como assessora especial do governador e agora como representante do Araripe na Alepe.

Trabalho - Mesmo tendo sido eleito com os votos dos bairros do Ipsep e de Boa Viagem, o vereador Renato Antunes (PSC) tem intensificado a sua atuação em outros bairros também, como Jardim São Paulo, que recebeu sua visita ontem. O vereador fará vários requerimentos visando a solução dos problemas da área junto ao prefeito Geraldo Júlio.

Exemplo - O prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB) deu mais um exemplo de como conduzir o município neste momento de crise. Cortou os gastos com o carnaval para poder garantir o pagamento dos servidores. Um bom gestor precisa saber estabelecer prioridades.

RÁPIDAS

Patológico - A postura grosseira e agressiva do deputado estadual Álvaro Porto (PSD) em relação ao governador Paulo Câmara ultrapassou todos os limites quando durante um pronunciamento chamou o governador de frouxo, desrespeitando o chefe do executivo estadual. A situação virou doença, o deputado precisa se tratar.

Turismo - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) anunciou ontem o projeto "Deixe Jaboatão Conquistar Você", que visa melhorar a divulgação do município bem como potencializar as belezas naturais da cidade para atrair mais turistas.

Inocente quer saber - Quem o governador Paulo Câmara nomeará para o lugar de Ângelo Gioia?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando