Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Michel Temer consegue recolocar economia nos trilhos

Edmar Lyra, | sex, 24/02/2017 - 13:27
Compartilhar:

Passados quase dez meses de quando assumiu a presidência da República com o impeachment de Dilma Rousseff, Michel Temer segue embaraçado com a operação Lava-Jato por fatos que ocorreram antes dele chegar ao cargo, também precisou substituir nada menos que sete ministros, porém no âmbito da relação com o Congresso Nacional e principalmente a respeito da economia, o governo Temer é praticamente impecável.

No Congresso absolutamente todas as matérias de interesse do governo, sobretudo as principais que tratavam da PEC do Teto dos Gastos Públicos por exemplo, foram aprovadas com larga maioria, demonstrando a coesão da base de sustentação do governo, o que facilita absolutamente o êxito de Michel Temer.

Na economia, o presidente Michel Temer através do ministro da Fazenda Henrique Meirelles, também tem obtido praticamente 100% de aproveitamento, pois o governo já conseguiu trazer a inflação para dentro da meta e caminha a passos largos para deixá-la no centro da meta de inflação. A taxa Selic, que é a taxa básica de juros,  já teve reduções significativas e há uma forte possibilidade de concluir 2017 com apenas um dígito, fato que há muito tempo não se via.

O dólar segue num valor aceitável perante o real, e para completar em janeiro o país atingiu o melhor resultado das contas públicas para o mês desde 2013, com superavit primário de R$ 18,6 bilhões. Os sinais apontam para uma retomada da economia e que em breve o desemprego que ainda é alto vai começar a cair.

Com praticamente o período de uma gestação, Michel Temer mais uma vez mostrou que o grande problema da economia brasileira se chamava Dilma Rousseff, e que efetivamente o pior da crise econômica já passou.

Resposta - Após palavras irônicas de Daniel Coelho a respeito da segurança pública, o secretário Felipe Carreras não deixou barato respondendo à altura o tucano dizendo que o assunto não pode ser tratado com demagogia.

Agenda - Candidato majoritário em 2018, o ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) intensificou sua agenda em Pernambuco. A ordem é visitar todas as regiões do estado para se fazer conhecido como político em ascensão em Pernambuco.

Postura - O senador Armando Monteiro (PTB) decidiu assumir uma postura mais incisiva em relação ao governador Paulo Câmara. Adversários em 2014, tudo leva a crer que eles estarão em lados opostos no ano que vem ainda que Armando não venha a disputar o governo.

Projeto - O deputado federal Severino Ninho (PSB) apresentou um Projeto de Lei que cria uma reserva de recursos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para as cidades que possuem acervo tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Olinda e Igarassu.

RÁPIDAS

Corda bamba - Além de Terezinha Nunes e Gustavo Negromonte, que assumiram o mandato na condição de suplentes, nomes como Joel da Harpa, Dr. Valdi e Beto Accioly terão sérias dificuldades de reeleição em 2018.

PSOL - Com um quociente estimado em 100 mil votos para estadual e sem perspectiva de coligação com outros partidos, a situação de reeleição de Edilson Silva não é muito confortável, pois precisará ampliar a votação e contar que muitos nomes do partido tenham votações expressivas para servir de cauda pra ele.

Inocente quer saber - Já que Daniel Coelho não gosta dos governos do PSB, por quê aceitou ser candidato a deputado federal na coligação do governador Paulo Câmara em 2014?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando