Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Governo Temer agora precisa focar em reduzir desemprego

Edmar Lyra, | seg, 13/03/2017 - 13:53
Compartilhar:

Passados dez meses do governo Michel Temer, o presidente da República tem conseguido resultados significativos que não chegam aos olhos e ouvidos da maioria da população, como por exemplo a inflação que está cada mês mais próxima do centro da meta, a taxa Selic que atualmente está em 12,25% mas que em breve deve chegar a um dígito, e principalmente o ganho de credibilidade do país no mercado internacional, todos esses fatores, atrelados à uma grande força política no Congresso Nacional, têm dado a Temer uma robustez significativa para tirar o Brasil do atoleiro que Dilma Rousseff colocou, porém nada disso terá efeito se Temer não conseguir reverter uma coisa: o desemprego que atinge 13 milhões de brasileiros.

É evidente que com um contingente de 13 milhões de brasileiros sem emprego ajuda a puxar a popularidade de um governo e de qualquer presidente para baixo. E o presidente não conseguirá ter a paz necessária para apresentar as reformas que o Brasil precisa. Para efeito de comparação, Itamar Franco demorou muito mais tempo que Temer para acertar os ponteiros da economia, só encontrando resultados efetivos em 1994, quando o Plano Real dizimou a inflação. Temer não tinha uma hiperinflação para derrotar e por isso com ações óbvias conseguiu estabilizar a economia.

Quem não lembra que pouco antes da queda de Dilma Rousseff a gasolina estava ultrapassando com folga a barreira dos quatro reais o litro? Hoje com Temer, o combustível está mais próximo de três reais o litro, é uma economia significativa que ajuda o brasileiro a sanear suas contas pessoais. A Petrobras por exemplo chegou a perder pontos em agências de classificação de risco, hoje sob Temer ela já começa a ganhar competitividade, dentre outros assuntos.

Não se sabe se o presidente teria condições de através de uma Medida Provisória desonerar a folha de pagamento por um período de dois anos por exemplo, ou criar um programa de investimentos públicos e privados em infraestrutura que gere emprego na construção civil, mas algo precisa ser feito. Se o presidente conseguir até o final de 2017 reduzir o contingente de desempregados para menos de dez milhões, ele entrará em 2018 com chances reais de ganhar popularidade e se tornar até um candidato competitivo para as eleições presidenciais do próximo ano.

Vale salientar que foi a economia que elegeu Fernando Henrique, que elegeu Lula, que elegeu Dilma Rousseff e que depois tirou ela da presidência. A economia deixando de estar em frangalhos e o desemprego sendo reduzido abruptamente entre 2017 e início de 2018, Michel Temer será sim um candidato extremamente competitivo para disputar e vencer próximas eleições presidenciais.

Lançamento - O governador Paulo Câmara participa, nesta segunda-feira, no município do Paulista, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo complexo industrial da InBetta. Com investimento de R$ 100 milhões, o empreendimento vai gerar 400 empregos diretos e outros 1.200 indiretos, com prioridade para a mão de obra local. Considerada pela empresa como o maior projeto já aprovado, a fábrica conta com o financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e será a primeira planta industrial da InBetta fora do Rio Grande do Sul.

Exemplo - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) tem seguido o exemplo do vizinho prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB) e está vistoriando pessoalmente as ações da prefeitura nos bairros de Jaboatão. O gestor esteve ontem em Sotave para acompanhar o Mutirão nas Comunidades.

Mágoa - É grande a mágoa de Elias Gomes Filho com o irmão, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB). Elias Filho afirmou recentemente numa rede social que pela primeira vez em 2018 não apoiará o irmão numa eleição. Betinho tentará uma reeleição dificilima, mas terá mais dificuldades de conquistar votos porque nem o próprio irmão quer votar nele.

Violência - A sensação de insegurança em Pernambuco tem se tornado cada vez maior. Com mais de mil homicídios em menos de três meses em 2017, o estado caminha para voltar aos alarmantes números de antes da implantação do Pacto Pela Vida em 2007 durante o governo Eduardo Campos. O governador Paulo Câmara precisa chamar o feito a ordem, e se for necessária a demissão de Angelo Gioia da SDS, o governador deve fazê-la sem pestanejar.

RÁPIDAS

Feira Nova - O prefeito de Feira Nova Danilson Gonzaga (PSD), que tem apenas 30 anos, realiza uma gestão elogiada pela população do município. Hoje ele realizará coletiva de imprensa para anunciar a programação da Festa de São José, padroeiro da cidade.

Força - O deputado federal Fernando Monteiro (PP) é visto pelo meio político como um dos deputados que mais ampliarão a sua votação em 2018, pois tem visitado com frequência as suas bases e realizado um excelente mandato em Brasília. Há quem aponte que Fernando possa se aproximar dos 100 mil votos no próximo ano.

Inocente quer saber - Geraldo Julio fez bem em se ausentar de Recife no dia do aniversário da cidade?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando