Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Michel Temer deixou de ser presidente para virar gestor de crise

Edmar Lyra, | qua, 21/06/2017 - 09:41
Compartilhar:

Ninguém imaginava que Michel Temer era santo quando defendeu o impeachment de Dilma Rousseff, todos sabiam exatamente que se tratava de um político profissional que há muitos anos se beneficia das entranhas do poder, tendo sido deputado federal por vários mandatos, por três ocasiões presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da República por dois mandatos.

Se não havia esperança de honestidade de Temer, ao menos havia a expectativa de que por ter mais traquejo político do que sua antecessora ele fosse conseguir conduzir o país melhor do que Dilma, fato que se confirmou, mas o parâmetro de Dilma era baixíssimo, sendo ela de longe a pior presidente da história do país, então qualquer coisa seria melhor que a maior aberração que já chegou ao Palácio do Planalto.

Mas Temer não se deu por satisfeito de ver que aquela condução política errática no chamado presidencialismo de coalizão seria o caminho para o precipício e cometeu os mesmos erros de Dilma, no âmbito de querer construir maioria no Congresso pautado somente pelo toma lá, dá cá de cargos e emendas parlamentares.

Essa postura lhe daria uma maioria artificial, que sempre que necessário a fatura seria mais cara para se pagar para aprovar projetos de interesse do governo. Até a deflagração da crise com Joesley Batista, o governo vinha conseguindo resultados satisfatórios, mas ao menor sinal de turbulência os ratos pularam do navio, e para fazer o caminho de volta cobram muito caro pra isso.

Temer se tornou um escudo da classe política e há mais de um mês deixou de governar para gerir uma crise causada pela Lava-Jato. Nas entrelinhas o presidente declarou guerra contra as investigações e fica muito claro que como gestor de crise, ele não mais governa, tende a concluir seu mandato em dezembro de 2018 fadado a um fracasso tão grande quanto o de Sarney. Um governo odiado pela população, que deixou de ser reformista para se preocupar exclusivamente em salvar bandidos da prisão. Triste fim para quem se dispunha a tirar o Brasil do atoleiro.

Abastecimento - O governador Paulo Câmara estará, nesta quarta-feira, no município de Vitória de Santo Antão, para inaugurar o Sistema de Abastecimento de Água, a partir da Barragem Tapacurá. O equipamento recebeu um investimento de R$ 38 milhões, entre serviços realizados e materiais utilizados, e atenderá cerca de 120 mil habitantes do município. O sistema prevê a captação de água e consiste na implantação de uma estação elevatória de 27 quilômetros de adutora, com 600 milímetros de diâmetro, para abastecimento da cidade de Vitória de Santo Antão. Antes, o governador participará da inauguração do Abatedouro Regional do município.

Planejamento -  A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início às discussões sobre o planejamento estratégico para os próximos quatro anos. O Plano Plurianual 2018-2021 definirá as prioridades e o legado que será deixado pela atual gestão. Durante o Seminário Planejando Jaboatão o prefeito Anderson Ferreira (PR) reuniu o secretariado e estabeleceu os principais eixos da sua administração.

Paulo Farias - O secretário de governo do Cabo de Santo Agostinho Paulo Farias tem sido fundamental para o êxito da gestão do prefeito Lula Cabral. Todos que chegam com demandas ao secretário têm sido tratados com a devida atenção e quase sempre têm seus problemas resolvidos. Isso têm fortalecido a imagem positiva da gestão e do próprio prefeito.

Assistência - A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) assinou o Projeto de Lei Nascer Bem Caruaru que tem como objetivo garantir as mulheres, o direito à assistência humanizada durante a gestação, pré-parto, parto e puerpério, e, também nos casos de abortamento espontâneo ou provocado, seja no Sistema Único de Saúde (SUS), ou em qualquer hospital privado.

RÁPIDAS

Camaragibe - Realizando uma gestão cada vez mais sintonizada com a população, o prefeito Demóstenes Meira (PTB) realizou a inauguração do cineteatro Bianor Mendonça Monteiro e anunciou uma programação cultural para o São João da cidade, que terá Beto Hortiz, Irah Caldeira e Rogério Rangel, além de outras atrações entre os dias 23 e 25 de junho. Com essas duas medidas, Meira mostrou que valorizar a cultura é fortalecer os laços com a sociedade.

Risco - O governador Paulo Câmara deveria avaliar melhor qual o ganho que ele tem hostilizando os membros da Associação de Cabos e Soldados. O risco desse pessoal deflagrar uma grande greve em 2018 com objetivos exclusivamente eleitorais é gigante. O diálogo é sempre o melhor caminho e voltar atrás de uma decisão nem sempre é sinal de fraqueza, muito pelo contrário.

Inocente quer saber - Michel Temer tem algo a oferecer ao Brasil neste um ano e meio de mandato que lhe resta?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando