Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A alternativa Rodrigo Maia ganha força após enfraquecimento de Temer

Edmar Lyra, | qua, 28/06/2017 - 09:13
Compartilhar:

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM/RJ) com o enfraquecimento de Michel Temer caminha a passos largos para ser a peça-chave no tabuleiro da nossa república. Sucessor constitucional do presidente, caso ele seja afastado pelo Supremo Tribunal Federal, Rodrigo Maia tem o respaldo da Câmara para continuar no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Vale salientar que no caso de vacância do cargo, Rodrigo Maia assumiria a presidência da República, podendo disputar o mandato sentado na cadeira e ainda teria como uma poderosa moeda de troca para convencer os colegas deputados, que seriam maioria no colégio eleitoral composto por 513 deputados e 81 senadores, que seria a presidência da Câmara após a oficialização de Maia no Planalto.

Aos 46 anos de idade, Rodrigo Maia está no quinto mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro, tendo sido reeleito em 2014 por quociente partidário com apenas 53.167 votos. Rodrigo foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por supostamente ter recebido R$ 600 mil de propina pela Odebrecht.

Maia pode avançar nos próximos meses porque além de ser palatável ao Congresso Nacional, seria a garantia inequívoca de que a política econômica do governo Temer, única coisa exitosa, seria mantida. O seu nome certamente agradaria a Michel Temer, ao Congresso Nacional e ao mercado, resta saber como seria recebido pela maioria esmagadora da população o seu nome para presidir o país até o final de 2018, pois falta combinar com os russos.

Lista tríplice – “Neste momento que o país vive, é importante que o presidente da República observe a lista tríplice formada pelos membros do MPF para a escolha do novo procurador geral da República. A escolha de um nome fora da lista agravaria a crise institucional”, lembra Cristiano Pimentel, procurador geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

Enfraquecido – O deputado federal Severino Ninho (PSB) que exerce o mandato na condição de suplente, não tem a menor chance de reeleição nas eleições de 2018. Foi candidato a vice-prefeito de Igarassu na chapa de Yves Ribeiro (PSB) e sofreu uma fragorosa derrota para o atual prefeito Mário Ricardo (PTB).

Resposta – Durante entrevista na CBN na segunda-feira, o prefeito Anderson Ferreira em resposta  às críticas proferidas pelo deputado federal Betinho Gomes (PSDB), afirmou que em vez de tentar desqualificar sua gestão, Betinho deveria se preocupar com os problemas que ele está passando com o processo que responde na Lava-Jato.

Concessão – Reclamando de recursos para viabilizar o Réveillon de Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Anderson Ferreira deveria utilizar o modelo que foi executado por Petrolina e Limoeiro para a realização do São João, que foi o de uma concessão à iniciativa privada e ela explorou o espaço para patrocinadores, diminuindo de forma considerável os custos com o evento.

RÁPIDAS

Homenagem – O vereador Benjamim da Saúde (PEN) presta uma homenagem, nesta quarta-feira, a equipe do doutor Glaucius Nascimento, na Câmara Municipal. A equipe ganhou notoriedade após realizar o parto de alto risco de Michelle Santiago, no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Edson Vieira – Além de Petrolina, outra festividade junina bastante elogiada foi o São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe, comandado por Edson Vieira. O evento foi muito organizado e teve artistas para todos os gostos, desde Bell Marques a atração gospel. A população aprovou o grandioso evento feito pelo gestor.

Inocente quer saber – Lula será mesmo condenado a 22 anos de prisão por Sergio Moro?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando