Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Jarbas fica num beco sem saída

Edmar Lyra, | qua, 02/08/2017 - 08:23
Compartilhar:

O deputado Jarbas Vasconcelos construiu sua trajetória política prezando pela ética e pela coerência, tendo sido prefeito do Recife por três vezes, governador de Pernambuco por duas e senador por um mandato. Em todas as ocasiões Jarbas buscou sempre seguir aquilo que acreditava nem que precisasse  arcar com um pesado ônus das suas decisões.

Agora, aos 75 anos de idade, ele se depara com mais um desafio. Filiado ao PMDB desde 1980, tendo sido do MDB desde 1966, portanto com quase meio século no mesmo partido, saindo apenas em 1985 para o PSB para disputar e vencer a prefeitura do Recife naquele ano, Jarbas vive o seu momento mais difícil dentro do PMDB.

Não foram uma nem duas vezes que tentaram defenestrá-lo do PMDB, sobretudo nos tempos áureos do lulismo, onde o próprio Eduardo Campos, Armando Monteiro e José Múcio tentaram tirar o partido do seu comando, com todas as tentativas frustradas por conta de Jarbas ser considerado um peemedebista histórico e representativo.

A diferença é que naquela época o PMDB era coadjuvante do processo político nacional e não poderia se dar ao luxo de perder alguém da estirpe de Jarbas Vasconcelos. Isso foi determinante para que ele seguisse ileso. Agora o PMDB é protagonista da política nacional, tendo Michel Temer como seu principal expoente na presidência da República.

Jarbas decidiu que votará pela abertura da denúncia contra o presidente, indo de encontro ao PMDB, que decidiu fechar questão contra a denúncia. Os deputados que votarem contra a orientação do partido, se tiverem cargos no governo perderão, o que não é o caso de Jarbas, que poderá sofrer uma grave sanção que seria a perda do comando do partido em Pernambuco, presidido por Raul Henry.

Jarbas chega neste momento decisivo entre manter a coerência e a palavra perdendo o controle do PMDB ou manter o controle do partido perdendo a sua credibilidade perante seus eleitores em Pernambuco e admiradores em todo o Brasil. Caso opte pela coerência, caminho mais plausível, Jarbas deverá perder o comando do PMDB em Pernambuco e com isso a cadeira cativa na chapa majoritária de reeleição do governador Paulo Câmara, correndo um sério risco de ter seu quinhão no governo do estado diminuído a pó, pois o espaço ofertado a Jarbas e seu grupo tem o componente do PMDB como fator determinante, uma vez que eleitoralmente o ex-governador segue fragilizado.

A situação de Jarbas com a decisão que precisará tomar amanhã, seja ela qual for, será bastante desconfortável. É o tipo de caminho que não tem como fazer uma omelete sem quebrar os ovos.

PSD - Além de Jarbas Vasconcelos, o deputado federal André de Paula votará pela admissibilidade da denúncia contra Michel Temer. Porém o PSD não decidiu fechar questão, deixando seus parlamentares livres para votar como quiserem. Com isso André não corre risco de perder o comando estadual do PSD.

Abertura - A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se fará presente nesta quarta-feira na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal. O prefeito Lula Cabral tem a nítida dimensão da importância do poder legislativo para o município e por isso trata com o respeito devido os vereadores do Cabo. O reconhecimento desta relação é tão forte que praticamente todos os vereadores integram a base do prefeito na Casa.

Desorganização - Na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco já no plenário governador Eduardo Campos, muita desorganização no setor da imprensa, onde os funcionários da Casa acabaram tomando o espaço de profissionais externos. A área reservada além de ser muito pequena não tinha tomada funcionando, prejudicando assim o trabalho dos jornalistas que foram cobrir o evento.

Força - O pré-candidato a deputado federal André Siqueira vem realizando uma forte pré-campanha em Olinda, sua terra natal, e em outras cidades de Pernambuco. Suas chances de vitória em 2018, de acordo com muita gente que entende de política, são muito boas, pois ele entrará no vácuo da renovação e da ética na política que serão argumentos fortes no ano que vem.

RÁPIDAS

Papo de Juventude - Ocorrerá no próximo sábado o Papo de Juventude em Ipojuca, que contará com as presenças de Raffiê Dellon e Edmar Lyra, que abordarão os temas relacionados a política com jovens do município. Será a partir das 10 horas da manhã na Casa do Forró Sítio Canoas em Nossa Senhora do Ó.

Happy Hour - O governador Paulo Câmara decidiu realizar encontros com deputados e prefeitos no Palácio do Campo das Princesas. Ontem vários deputados foram ao Palácio para uma conversa descontraída com o governador. A expectativa dos deputados é que esse happy hour seja semanal e que não seja apenas fogo de palha.

Inocente quer saber - Com quantos votos Michel Temer arquivará a investigação contra ele no Supremo Tribunal Federal?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando