Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

PSDB pode chegar fragilizado em 2018

por Alexandre Cunha | sex, 06/10/2017 - 09:37
Compartilhar:

Desde que Sergio Guerra morreu em 2014 que o PSDB de Pernambuco virou um corpo sem cabeça, tendo muitos quadros relevantes e expressivos mas nenhum que significasse hegemonia no partido e representasse uma expectativa de poder. Por força das circunstâncias, Bruno Araújo, que está no terceiro mandato de deputado federal, acabou se tornando ministro das Cidades de Michel Temer, o que evidentemente o diferenciou dos demais quadros do partido no estado.

Por ser o terceiro maior partido do Brasil e ter governado o país por oito anos, o PSDB deveria ocupar um espaço de protagonismo nas discussões de 2018 em Pernambuco, porém apesar de prefeitos reconhecerem a liderança do ministro das Cidades, dois deputados federais trabalham diariamente para sabotar Bruno que é um dos principais ministros de Temer.

Daniel Coelho e Betinho Gomes há muito tempo vêm adotando uma postura que não condiz com uma seccional do partido que tem prestígio na esplanada. Daniel e Betinho deveriam respeitar a prevalência de Bruno no partido e seguir a sua orientação. Caso não quisessem, deveriam se afastar da sigla pois beira o oportunismo ter benefícios diretos ou indiretos junto a Bruno Araújo mas não querem arcar com a responsabilidade de defender o ministro e o governo que ele faz parte.

O fato de Daniel e Betinho não falarem a mesma língua de Bruno tem intensificado as confusões e a temperatura do partido. Daniel, Betinho e Elias agora estão unidos para fazer um contraponto ao ministro, que ganhou o apoio irrestrito dos prefeitos da sigla para assumir a presidência estadual do PSDB. Essa confusão não tem a menor condição de terminar bem.

Enquanto Bruno está a vida inteira no PSDB, Daniel e Betinho vivem pulando de galho em galho, o primeiro já foi do PV e agora quer ir para o PSL, enquanto o segundo já foi do PPS e estaria em negociações para junto com Elias Gomes ir para o PV. Essa briga interna acaba fragilizando não só a liderança de Bruno, que teria todas as condições de ser pelo menos candidato a senador em 2018 devido à força do partido, mas também a própria situação de Daniel e Betinho, que devem cair abruptamente suas votações no ano que vem, com Betinho tendo riscos reais de sequer se reeleger.

No fim das contas Bruno deverá ficar com um PSDB mais enxuto, porém sem fôlego para disputar o Senado, e os outros seguirão sua vida política completamente fragilizados e sem qualquer perspectiva majoritária ou de cargos no executivo.

Aposta - Uma das principais apostas do grupo dos Ferreira para deputado estadual é o delegado Erick Lessa, que obteve 41.102 votos para prefeito de Caruaru. O delegado fez uma campanha bonita, leve e propositiva e por muito pouco não chegou ao segundo turno. Em 2018 pode ser o fato novo de Caruaru por uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco.

Estadual - Um nome que deve sacudir a política pernambucana no ano que vem é o secretário de Planejamento e Gestão da prefeitura do Recife Alexandre Rebelo, que será candidato a deputado estadual com o apoio irrestrito de Geraldo Julio. O projeto passa muito mais do que tentar uma cadeira na Alepe, segundo informações ele estaria sendo trabalhado pelo prefeito para ser o seu sucessor em 2020.

Felipe Carreras - Outro que é pré-candidato a sucessor de Geraldo, Felipe Carreras, que é deputado federal e diz que tentará a reeleição, volta e meia tem seu nome ventilado para disputar uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco. O primeiro motivo seria o de abrir bases para João Campos, que é candidato a federal, e o segundo é o fato de na Alepe ficar mais próximo do Recife para fortalecer seu projeto majoritário em 2020.

Rec'n'Play - O prefeito Geraldo Julio participa nesta sexta-feira do lançamento do projeto Rec'n'Play, apresentado pelo Porto Digital. O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro e foi formatado para acontecer em diversos polos no Bairro do Recife. A iniciativa tem objetivo de gerar novos vínculos entre os participantes e a cidade, por meio da tecnologia, integrando diversas áreas como Desenvolvimento de Games, e-Sports, Música, Fotografia, Design, Audiovisual, Cidades Inteligentes & Sustentabilidade, IoT, Robótica e Fabricação Digital e Tecnologias da Informação e Comunicação.

RÁPIDAS

Igarassu - A vereadora Erica Uchoa (PTB) espalhou outdoors pela região do litoral Norte e já está sendo cotada como candidata a deputada estadual em 2018. Desde que Ceça Ribeiro deixou de ser deputada em 2010 que a cidade não possui nenhum representante. No segundo mandato como vereadora, Erica foi a quarta mais votada do município e espera lograr êxito no ano que vem.

Sanharó - A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas corpus, ao ex-prefeito do município de Sanharó Cesar Augusto de Freitas. A decisão cabe último recurso ao pleno do STF e, se confirmada a decisão da ministra, o ex-prefeito cumprirá a pena e perderá seus direitos políticos por oito anos.

Inocente quer saber - Em quanto tempo Bruno Pereira voltará para a prefeitura de São Lourenço da Mata?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando