Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Se for reeleito Paulo Câmara fará segundo mandato melhor que o primeiro

por Alexandre Cunha | sab, 07/10/2017 - 09:49
Compartilhar:

Desde que foi instituída a reeleição em 1998, apenas Miguel Arraes não conseguiu ser reeleito, tanto Jarbas Vasconcelos em 2002 quanto Eduardo Campos em 2010 alcançaram o segundo mandato com votações expressivas. Paulo Câmara espera manter a escrita, mas não será tarefa fácil, uma vez que o governador precisará resolver as demandas que cercam sua gestão, cuja maior preocupação é a segurança pública.

Ao longo dos 33 meses do seu governo, Paulo Câmara teve uma série de desafios a enfrentar, dentre eles a crise econômica que trouxe a frustração de receita e o desemprego. A primeira fez com que o cobertor do governo ficasse mais curto do que o habitual e foi necessário um duro ajuste fiscal para as contas seguirem de pé. O desemprego foi mais um problema que tem dois efeitos imediatos, que é a violência aumentando e o grau de insatisfação com o governo que é amplificado em momentos de elevado desemprego.

Apesar dos problemas, Paulo Câmara conseguiu manter a folha salarial rigorosamente em dia e garantiu pelo terceiro ano consecutivo o pagamento do décimo terceiro salário em dezembro, o que vai injetar mais de R$ 800 milhões na economia, criando um ambiente satisfatório para a retomada do crescimento econômico no estado, que já se mostra maior do que a recuperação da economia brasileira.

Paulo Câmara evidentemente terá que lutar contra a rejeição ao seu governo, aos doze anos do PSB que trazem uma fadiga material, mas se conseguir convencer o povo pernambucano de que é o governador certo para este momento e tiver mais quatro anos de governo, terá uma chance real de fazer um governo muito mais tranquilo do que o atual, pois ele está arrumando a casa nestes três anos de mandato e deixará a máquina redonda para funcionar melhor para os pernambucanos.

Se a população comprar a ideia, Paulo conseguirá fazer jus a sua capacidade reconhecida por quem acompanha os bastidores da política de ser um excelente gestor público. A sorte está lançada para o governador e para o PSB de Pernambuco.

Aventura - A respeito da possível candidatura a governador de Pernambuco, muita gente acha que Mendonça Filho não deveria arriscar entrar numa disputa majoritária no ano que vem. Ele já tem três derrotas majoritárias e uma nova derrota no ano que vem seria letal para a sua vida pública. Todos aconselham que ele seja candidato a deputado federal novamente e avalie disputar a prefeitura do Recife em 2020.

Desistência - Não há nenhuma informação a respeito da edição do Pernambuco em Ação da Região Metropolitana do Recife. A expectativa era que o evento fosse realizado no Centro de Convenções em Agosto, mas já estamos em outubro e nenhuma sinalização quanto ao evento, o que causa rumores de que o governo poderia ter desistido de fazer o evento.

Seminário - A juventude do PSB no Recife promove neste sábado um importante debate sobre protagonismo juvenil e liderança. No evento batizado de #PolíticaJovem, que chega a sua segunda edição, o principal objetivo é fomentar a discussão sobre o papel do líder no desenvolvimento dos negócios, das organizações e das pessoas. Para contribuir com a temática, foram convidados o jornalista e atual Secretário Executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Perez, e Allef Dantas, estudante do ProUni Recife.

Confusão - Não convide para a mesma mesa o vice-governador Raul Henry e o senador Fernando Bezerra Coelho. O nível da relação entre os dois baixou completamente após o episódio envolvendo o PMDB de Pernambuco. A troca de farpas tem se tornado cada vez mais corriqueira e qualquer que seja o desfecho do partido não há hipótese de reconciliação.

RÁPIDAS

Estadual - O vereador do Recife Davi Muniz é a principal aposta do PEN para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Se for eleito para o mandato de deputado estadual, Davi deixará a vaga para o suplente Junior de Cleto, que também tem a chance de assumir o mandato caso Romero Albuquerque tenha sua cassação consumada.

Fenômeno - Tem causado muita preocupação no meio político as movimentações de Marília Arraes neste período pré-eleitoral. Por onde passa ela tem recebido um bom número de pessoas e vem conseguindo angariar apoios espontâneos de políticos que não se sentem representados no governo do PSB ou na candidatura dos apoiadores de Temer.

Inocente quer saber - Quando Paulo Câmara oficializará as novas mudanças no secretariado?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando