Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Marília ganha aderência no Interior

Magno Martins, | seg, 30/10/2017 - 09:30
Compartilhar:

Enquanto o PT não decide para onde caminhar em 2018, a vereadora Marilia Arraes, líder da oposição na Câmara do Recife, cuida de ocupar os espaços que ela própria, como uma das alternativas do PT ao Governo do Estado, tem por dever de assim o fazer para ficar mais conhecida além da Região Metropolitana. Neste fim de semana, por exemplo, foi recebida como estrela de maior grandeza no encontro estadual dos vereadores em Petrolina.

Entre selfies, abraços e apertos de mão, conseguiu roubar a cena no evento, mesmo não sendo palestrante oficial. "Sou vereadora e como tal vim atender a um convite da UVP", disse Marilia, aos jornalistas que o indagavam se já estava ali como pré-candidata a governadora. Para os vereadores petistas, sua presença foi bastante festejada e oportuna.

Marilia saiu de Petrolina para Caruaru, ontem, onde participou de um encontro do PT. Ao partido, ela tem dito que o melhor caminho para a legenda é caminhar com suas próprias pernas em 2018, colocando-se não como única opção, mas como alternativa entre outros nomes, como o ex-prefeito do Recife, João Paulo, e o senador Humberto Costa. "O que não podemos é ser coadjuvantes", afirma, referindo-se às especulações de que o PT tende a caminhar para um realinhamento ao PSB.

Para ela, se isso viesse a acontecer, o que não está nos seus propósitos, o PT teria que assumir o ônus da gestão, no seu entender mal avaliada, do Governo Paulo Câmara. "Por onde tenho andado, seja no Agreste, Mata ou Sertão, o que constato é a fragilidade de um governo inoperante, sem comando. Não temos governador", alfineta.

E foi em cima deste discurso que a parlamentar se apresentou aos mais de 300 vereadores presentes ao encontro de Petrolina. Uma semana antes, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, principal liderança do PT no Sertão, já havia reunido um grupo de aliados na região num encontro para firmar compromisso pela candidatura de Marília.

Se depender de Duque, que administra o segundo maior colégio eleitoral do Sertão, o PT não pode cometer o pecado mortal de se realinhar ao PSB, apoiando a reeleição de Câmara em detrimento de uma candidatura própria. "O nome de Marília, vereadora aguerrida, talentosa e competente, é a grande aposta que o PT tem que fazer com Lula candidato ou não à Presidência da República”, afirmou. 

QUE CHEGUE NOVEMBRO - Outubro vai ficando como página virada e novembro, que bate à porta, é o mês de definição para o PMDB pernambucano. Até o final da sua primeira quinzena estará resolvido o imbróglio do diretório estadual. Pauta da próxima reunião da executiva nacional, a dissolução do diretório, se aprovada, permitirá que o comando do partido no Estado saia das mãos do deputado Jarbas Vasconcelos para as do senador Fernando Bezerra Coelho, recentemente filiado ao partido com o aval da executiva nacional para disputar o Governo do Estado.

A guinada de Lóssio - Na minha passagem por Petrolina, na última sexta-feira, onde lancei meu livro Histórias de Repórter, ouvi especulações de que o ex-prefeito Júlio Lóssio, atualmente no PMDB, estaria se aproximando do governador Paulo Câmara como consequência do rompimento do senador Fernando Coelho, adversário figadal com as forças alinhadas ao Palácio. Cheguei a ouvir que Lóssio seria uma opção para vice na chapa de Câmara.

Pé na estrada – Em visita as cidades de Carpina, Paudalho e Cumaru, sábado passado, o senador Armando Monteiro (PTB) esteve com diversas lideranças políticas discutindo ações estratégicas para o desenvolvimento dos municípios. Avaliou também a situação do Estado, sobretudo no que tange à questão da segurança pública, e ouviu as demandas das comunidades. Os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Silvio Costa (Avante) acompanharam o líder trabalhista. Já em Carpina, Armando visitou os ex-prefeitos Joaquim Lapa (Carpina), Nado (Nazaré da Mata) e Lamartine Mendes (Lagoa de Itaenga), além da vereadora Manu Lapa, todos do PTB. Em Paudalho, prestigiou o aniversário do prefeito Marcelo Gouveia (PSD). Já em Cumaru, participou da procissão de Santa Teresinha, tradicional cortejo religioso. 

Investimento nas universidades – O ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou R$ 15 milhões para quatro campis do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na Região Metropolitana e no Agreste. No de Caruaru, será construído um bloco para o curso de Engenharia Mecânica. Os de Ipojuca e Garanhuns serão beneficiados com bibliotecas. Já o campus de Belo Jardim ganhará um bloco para o curso de Informática e uma obra da rede de esgotamento sanitário. “Estamos investindo forte na melhoria dos campis federais para permitir mais qualidade e melhoria no ensino”, disse o ministro. 

Balanço em São Lourenço - Ao completar o primeiro mês à frente dos destinos de São Lourenço da Mata, consequência do afastamento do prefeito Bruno Pereira (PTB), o prefeito em exercício Gabriel Neto (sem partido) disse que sua maior preocupação com a transparência. ”Transparência em todas as ações, para que a população se inteire de todas as medidas que estamos tomando, centrando e priorizando segurança, saúde, educação, assistência social e a qualidade dos serviços públicos. “Iniciamos ainda na primeira semana uma série de serviços, como a limpeza dos canais, capinação e recolhimento de entulhos. Fizemos um contrato emergencial com uma empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, assim como a manutenção de inúmeros pontos de iluminação pública, não só do Centro, como dos distritos”, destacou. 

CURTAS 

SALGUEIRO – Deputado federal licenciado, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (sem partido), esteve em Salgueiro, onde entregou ao prefeito Clebel Cordeiro (PMDB) um conjunto de 845 metros de tubulação. O equipamento será utilizado para melhorar o esgotamento sanitário do município. A obra, orçada em pouco mais de R$ 40 mil, foi viabilizada junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) como emenda parlamentar apresentada por ele. 

DÍVIDAS – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife criou uma plataforma digital para facilitar a negociação de dívidas. O ‘Acordo CDL’ permite que o consumidor tenha condições de recuperar o crédito com empresas privadas, de graça, pela internet. O serviço foi implantado a partir de uma parceria da CDL com o Acordo Certo, um serviço de negociação de dívidas online. Para acessar a plataforma, é preciso entrar no site da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife. Em seguida, o cliente deve clicar no ícone do serviço, que está do lado direito da tela do computador ou do celular.

Perguntar não ofende: Quem vai ganhar a queda de braço para ter o controle do PMDB no Estado: Jarbas ou Fernando Coelho? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando