Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Pesquisa Datafolha mostra aumento de chances de Jair Bolsonaro ser eleito em um primeiro turno

Aldo Vilela, | qua, 03/10/2018 - 10:27
Compartilhar:

Faltando agora 4 dias para a eleição geral, mais uma pesquisa Datafolha divulgada mostra o atual cenário da política nacional. O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, cresceu quatro pontos percentuais desde sexta-feira e chegou a 32% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Fernando Haddad (PT) permanece em segundo lugar, mas oscilou um ponto negativamente e agora tem 21%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Evidente que a pesquisa representa um recorte do momento em que os entrevistados foram abordados, mas elas tendem a acontecer e deste recorte amplia-se os dados. Vamos aos números

Jair Bolsonaro (PSL): 32%

Fernando Haddad (PT): 21%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 9%

Marina Silva (Rede): 4%

joão Amoêdo (Novo): 3%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Cabo Daciolo (Patriota): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Branco/nulos: 8%

Não sabe/não respondeu: 5%

 

Ruas

Os entrevistadores do Datafolha foram a campo nesta terça-feira, três dias após as manifestações contra Bolsonaro que aconteceram pelo país, organizadas por mulheres e convocadas pelas redes sociais com a hashtag #Elenão. Em resposta ao movimento, apoiadores do candidato do PSL fizeram atos em diversos estados no sábado e no domingo. Pelo visto os movimentos somente fizeram Bolsonaro crescer

Bolsonaro Crescendo

Os números do Datafolha mostram que Bolsonaro cresceu seis pontos entre as mulheres (passou de 21% para 27%) e agora está na frente de Haddad, que tem 20%. No Sudeste, o candidato do PSL passou de 31% para 36%, enquanto no Sul saiu de 35% para 44%.

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno, Bolsonaro agora aparece em empate técnico, mas com vantagem numérica sobre Haddad: 44% a 42%. Na simulação feita na semana passada, o petista estava na frente, com 45%, contra 39% do capitão da reserva.

Bolsonaro melhora em um eventual segundo turno

Bolsonaro também melhorou o desempenho nos confrontos contra Alckmin (perdia por 45% a 38%; agora o tucano tem 43% contra 41% do candidato do PSL, o que configura empate técnico). Contra Ciro, o empate técnico está no limite da margem de erro (46% para o pedetista, contra 42% de Bolsonaro). Na sexta-feira, Ciro aparecia com vantagem de dez pontos percentuais (48% a 38%).

Rejeição

A rejeição a Haddad cresceu nove pontos e chegou a 41%. O índice ainda é menor que o do Bolsonaro, mas foi reduzido a uma distância curta: 45% dos eleitores rejeitam o candidato do PSL, o que representa uma oscilação negativa de um ponto na comparação com os resultados de sexta-feira. Abaixo os números

Bolsonaro: 45%

Haddad: 41%

Marina: 30%

Alckmin: 24%

Ciro: 22%

Meirelles: 15%

Boulos: 15%

Cabo Daciolo: 14%

Alvaro Dias: 13%

Vera: 13%

Eymael: 12%

Amoêdo: 12%

João Goulart Filho: 11%

Rejeita todos/ não votaria em nenhum: 3%

Votaria em qualquer um/ não rejeita nenhum: 1%

Não sabe: 4%

Ouvidas e registro

O Datafolha ouviu 3.240 eleitores nesta terça-feira. A pesquisa foi contratada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e está registrada com o número BR-03147/2018. O nível de confiança é de 95%.

Briga pelo governo de Pernambuco

Pesquisa Ibope divulgada aqui em Pernambuco aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 39%

Armando Monteiro (PTB): 27%

Julio Lóssio (Rede): 3%

Maurício Rands (PROS): 3%

Dani Portela (PSOL): 2%

Ana Patrícia Alves (PCO): 1%

Simone Fontana (PSTU): 1%

Brancos/nulos: 15%

Não sabe/não respondeu: 8%

 

Pesquisa

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio". A candidata Ana Patrícia Alves anunciou que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco. No levantamento anterior, feito entre os dias 24 e 26 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 35%

Armando Monteiro (PTB): 27 %

Julio Lossio (Rede): 3%

Maurício Rands (PROS): 2%

Ana Patrícia Alves (PCO): 1%

Simone Fontana (PSTU): 1%

Dani Portela (PSOL): 1%

Brancos/nulos: 23%

Não sabe/não respondeu: 7%


 Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 1.512 eleitores. Quando a pesquisa foi feita: de 29 setembro a 1º de outubro. Registro no TRE: PE-04128/2018. Registro no TSE: BR-09633/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

Os números da rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre e de setembro:

Paulo Câmara (PSB): 34%

Armando Monteiro (PTB): 30%

Dani Portela (PSOL): 21%

Julio Lóssio (Rede): 20%

Simone Fontana (PSTU): 18%

Ana Patrícia Alves (PCO): 18%

Maurício Rands (PROS): 17%

Poderia votar em todos: 4%

Não sabe/não respondeu: 16%

Segundo turno

Paulo Câmara 43% x 34% Armando Monteiro

Branco/nulo: 17%;

Não sabe: 6%

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando