A 'Gibicleta' que está botando os quadrinhos para pedalar

Projeto de empréstimos de gibis está rodando pela capital pernambucana, de bike, e acumulando leitores

por Paula Brasileiro sex, 31/08/2018 - 14:05
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Damião é o idealizador e entregador da Gibicleta Chico Peixoto/LeiaJáImagens

No Recife, os quadrinhos ganharam um novo meio de transporte. A Gibicleta é uma bicicleta que leva até os leitores exemplares de gibis, de diversos títulos e autores, com o intuito de compartilhar este tipo de literatura e movimentar a comunidade consumidora de graphic novels na cidade. O projeto tem apenas um mês mas já vem conquistando seguidores, nas redes sociais e fora delas. 

A ideia surgiu da cabeça do designer Damião Santana, que olhando sua primorosa coleção de mais de uma centena de gibis, decidiu que era hora de praticar o desapego e compartilhá-los com outros fãs dessa literatura, como ele. Os primeiros a usufruir do acervo de Damião foram seus filhos, João e Thiago, hoje com 14 e 16 anos, e os dois, também apaixonados pelas graphic novels, ajudaram o pai a desapegar: "A gente chegou à conclusão que esses gibis acumulados na prateleira, a gente poderia levar isso para outras pessoas", disse em entrevista ao LeiaJá.  

Foi a partir da vontade de colocar os exemplares de colecionador na rua que a Gibicleta nasceu. O objetivo era emprestar os exemplares com o menor custo possível. Para isso, Damião e os filhos buscaram na internet as ferramentas para criar uma página e um cadastro para os leitores. A bicicleta foi o meio de transporte escolhido para as entregas por conta de uma outra paixão do designer. Ciclista ativo, a 'magrela' já fazia parte de sua rotina e foi rebatizada para dar vida ao projeto. 

Embed:

O empréstimo dura sete dias e é cobrada apenas uma taxa para entrega e recolhimento dos livros. Os leitores precisam fazer um pequeno cadastro no site da Gibicleta e podem acompanhar o acervo disponível através do Instagram do projeto. Damião afirma que tem buscado ferramentas que otimizam ainda mais o processo: "É para não ter desculpa nenhuma para não ler os gibis", brinca. Além disso, os leitores que entregarem os exemplares alugados antes do prazo estipulado ganham 'gibicoins', moedas digitais criadas para o projeto que acumulam benefícios para os cadastrados. 

Sobre partilhar

Desapegar pode ser um ótimo exercício, mas não é fácil. Damião tem gibis especiais, muitos autografados pelos próprios autores, mas ele rapidamente encontrou um incentivo para compartilhá-los sem receio: "Quando a gente doa, a gente acaba recebendo mais em troca". E o retorno tem sido quase imediato. Em apenas um mês de existência, o projeto já acumula mais de 400 seguidores no Instagram e já foi procurado por pessoas de todo o país. A coleção de Damião, então, já está crescendo: "Já tem gente me dando gibis. Inclusive autores independentes souberam do projeto e já querem me mandar exemplares para que suas obras circulem em outras praças". 

COMENTÁRIOS dos leitores