Marcos Mion sobre filho autista: 'sou muito privilegiado'

Em texto, o apresentador se emocionou ao falar de Romeo, seu filho mais velho, e questionou: "Quantas vezes o fato de você ver uma criança com alguma deficiência física o fez agradecer a Deus, com alívio, o fato de não ser a sua criança?"

qui, 20/12/2018 - 10:55
Reprodução/Instagram/Marcos Mion O apresentador vez ou outra comenta sobre o autismo do filho mais velho Reprodução/Instagram/Marcos Mion

Marcos Mion é um paizão, isso não há como negar. Casado com Suzana Gullo, ambos são pais de Donatella, Romeo e Stefano e, além de demonstrar todo o amor que sente por sua família, o apresentador vez ou outra comenta sobre o autismo do filho mais velho. Na última quarta-feira (19), a revista Crescer publicou um texto assinado pelo próprio Mion em que ele argumenta a respeito da compreensão além do apoio às crianças com deficiências.

"Quantas vezes o fato de você ver uma criança com alguma deficiência física o fez agradecer a Deus, com alívio, o fato de não ser a sua criança? Se essa resposta não dependesse de aprovação moral, tenho certeza de que teríamos quase 100% de respostas positivas", começa o apresentador trazendo à tona uma situação que ocorre frequentemente.

"Eu só quero lembrar que o fato de não ser seu filho não faz a síndrome ou deficiência deixar de existir. O fato de você continuar o seu caminho, entrar no seu carro e ir embora também não faz aquela criança desaparecer. Nem o pai e a mãe dela, que já devem ter passado por muitas situações para mantê-la da melhor forma possível", completa.

Em seguida, Mion comenta sobre um processo de iniciativa a respeito das crianças com deficiência. Porém, declara que em nenhum momento está querendo fazer um julgamento, e sim, apenas levantando um questionamento.

"Chegar em casa e abraçar seu filho 'perfeito' pode ser uma sensação inexplicável, mas continua não justificando a sensação de alívio ao ver uma criança com deficiência. Ok, porque não é seu filho, mas você pode, SIM, fazer a diferença. Sempre digo: o tempo e o esforço que você dedica para falar ou sentir algo de gosto duvidoso são os mesmos que você pode dispensar para dizer algo que mude o dia daquela pessoa e que faça você sentir uma coisa totalmente positiva. Muita atenção, não tem julgamento aqui! Ninguém nasce sabendo como lidar com situações que fogem do cotidiano. Eu levanto apenas o questionamento: será que, ao se deparar com crianças especiais, você está fazendo a diferença para o bem na vida delas?", indagou.

Mion ainda lembra que, por ser uma pessoa pública, ajuda a disseminar a ideia de fazer o bem para quem precisa - em especial para as crianças.

"Eu sou uma pessoa pública, tenho sorte por ser procurado por milhares de pais que querem levar seus filhos especiais para eu conhecer. Às vezes, querem apenas que eu os pegue no colo. Nem foto tiram. Se eu não fosse um orgulhoso representante da classe autista, não conseguiria fugir, nem se quisesse. Me sinto muito privilegiado por isso, e sei que planto algo bastante positivo naqueles pais e que mudo o dia ou ao menos aquele momento na vida da criança. Isso é uma sensação difícil de descrever. Fazer o bem para uma criança que precisa e que... não é sua. O bem aqui é, por vezes, apenas atenção! Segurar a mão, dar carinho, um abraço, ouvir, por mais que ela não fale, e entendê-la, por mais que seja impossível. Às vezes, não demora mais do que dois minutos do seu dia", observa.

Por fim, o apresentador ressalta que apoiar as crianças é um sensação incrível, além de surtir um efeito muito grande na vida de cada um: "Estender a mão para essas crianças e famílias e trazer essa realidade para o seu dia a dia mudará o que sente quando as encontrar. Não mais sentirá alívio por seu filho não fazer parte daquele universo. Vai, sim, sentir alívio por ter apresentado a ele esse mundo, por fazê-lo saber que essa realidade existe. E, principalmente, você terá demonstrado a ele como lidar e ajudar quando chegar a vez dele, como adulto".

COMENTÁRIOS dos leitores