Cinco pratos para celebrar a chegada do ano novo chinês

Para os chineses, que seguem o calendário lunar, o Ano Novo começa amanhã (5) e será regido pelo signo do Porco

por Nataly Simões seg, 04/02/2019 - 17:20

Começam nesta semana as celebrações para a chegada do Ano Novo Chinês, comemorado nesta terça-feira (5). Diferente de muitos outros países, a maior festa da cultura chinesa segue o calendário lunar, segundo o qual já estamos entrando no ano 4717. A sociedade chinesa comemora cada novo ano com uma série de atividades que se estendem por cerca de 15 dias e, entre as tradições, a culinária do país está no centro das celebrações, já que os chineses são especialmente supersticiosos quando se trata dos pratos servidos nesta época.

Confira cinco pratos carregados de sabor e simbolismo para a chegada deste ano que, segundo o zodíaco chinês, será o Ano do Porco:

Noodles

Os Noodles representam a longevidade. Na ceia de Ano Novo Chinês deve-se comer a massa inteira, sem cortá-la. Caso contrário, isso significa que você está cortando sua vida. Esse prato também é comum nas celebrações de aniversário, só que na chegada do Ano Novo não se pode cortar nem com os dentes a massa que mede cerca de 1,5 metro.

Peixe

Foto: Pixabay

Na China, o peixe geralmente é servido no final da refeição como uma espécie de ganho extra e, de acordo com a cultura do país, significa abundância e prosperidade. Nas celebrações de fim de ano, especialmente, é visto como um prato importante para atrair mais dinheiro no próximo ano.

Rolinho Primavera

Foto: Pixabay

Os tradicionais Rolinhos Primavera, conhecidos em todo o mundo, na cultura chinesa simbolizam a riqueza. Sua forma cilíndrica e a cor dourada em decorrência da fritura são vinculadas a barras de ouro.

Jiaozi

Foto: Pixabay

O Jiaozi é um alimento clássico no Ano Novo Chinês. Com sua história estimada em mais de 1.800 anos, em muitas famílias a massa é preparada de forma coletiva, como um dos rituais de passagem de ano.

Tangerina

Foto: Pixabay

 Assim como o Rolinho Primavera, na culinária chinesa a tangerina simboliza riqueza, além de ser considerada um ótimo presente para o anfitrião na ceia de passagem de ano. Também é comum ver pequenas árvores com mini tangerinas enfeitando as portas das casas e dos comércios. Os chineses, incusive, têm o hábito de enfeitá-las com bilhetes vermelhos com dizeres de “boa sorte” e “prosperidade”. 

COMENTÁRIOS dos leitores