Cosplayers se reúnem em festival na Univeritas/UNG

Primeira edição do Mundo Cosplayer Festival agradou fãs de animes e mangás, além de receber público do universo geek e de games

por Beatriz Gouvêa sab, 23/02/2019 - 16:14
Luiz Henrique Viana Cardoso / LeiaJá SP Cosplayers estiveram no 1º Mundo Cosplayer Festival, na Univeristas/UNG, em Guarulhos, na Grande SP Luiz Henrique Viana Cardoso / LeiaJá SP

A Univeritas/UNG, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ficou mais colorida e divertida neste sábado com a primeira edição do Mundo Cosplayer Festival. O evento foi dedicado aos fãs de animes e mangás, mas também agradou aqueles que gostam de cultura geek, pop e games.

Os cosplayers marcaram presença no evento e coloriram o ambiente fantasiados como seus personagens favoritos. A estudante Lyn Zitto foi uma delas. Com apenas 15 anos, ela se tranformou em uma personagem pela primeira vez no ano passado. "Na época, eu não tinha dinheiro para montar uma boa fantasia, porque é muito cara. Para este ano, comecei a pensar em um figurino bem legal e, por isso, passei a guardar dinheiro. Vim para o evento de maid, uma empregada meio Lolita", conta ela, que leva cerca de uma hora e meia para se fantasiar.

Sucesso entre os jovens, a animação "Naruto" teve seus representantes cosplayers no evento. É o caso do transportador Cleyson Wesley, 20 anos, que gosta de anime desde os seis anos de idade e sempre teve curiosidade para saber como é ser um cosplay. "Quando fiz [se vestir como personagem], foi uma sensação incrível, porque além das pessoas te verem como um herói, você também transmite alegria e diversão", afirma. "Ser cosplayer é se identificar com o personagem do anime, então me vestir como Naruto é uma motivação", complementa.

Já a desenhista Suelen Alves Cabral, 20 anos, esteve no evento por causa dos games. Ela joga há 13 anos e seus preferidos são "Naruto" e "Street Fighter". Além disso, ela também joga games musicais, como "Guitar Hero". "Jogo mesmo para me divertir, mas também queria aprender como desenvolver jogos. Como sou desenhista, já me chamaram para participar da criação de um game, mas, na época eu não pude ir. Se me chamarem de novo, pretendo ir", conta.

Quem esteve pelos espaços temáticos do evento aprovou a ideia e a iniciativa da Univeritas/UNG em proporcionar um evento com essa temática. "Gosto de anime e mangá desde pequena, então ter a chance de vir em um evento assim é muito prazeroso", conta a estudante de design de interiores Fátima Soares, 19 anos.

O técnico de informática e organizador do evento, Rógerio Godoy, 33 anos, conta que a ideia de reunir os fãs de cultura geek na Univeritas/UNG surgiu por meio do site que administra, o Mundo Cosplayer. "Existem alguns eventos com este na cidade, mas é meio escasso, então a gente [os organizadores] queria trazer para a Universidade, que é o lugar em que eu e minha esposa estudamos. Fizemos a proposta para a instituição e eles aceitaram", conta.

O evento segue até às 20h deste sábado (23), na Praça Praça Teresa Cristina, 88 - Centro, Guarulhos. Entrada gratuita.

COMENTÁRIOS dos leitores