Comemoração dos 70 anos da Fundaj começa dia 15 de março

Programação contempla também os 40 anos do Museu do Homem do Nordeste

ter, 12/03/2019 - 18:44

A exposição Assucar, que acontece na sala Moura Mota, no dia 15 de março, na Fundaj/Casa Forte, às 10h, vai abrir as comemorações dos 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco que irá durar 1 ano e vai reunir seminários, oficinas e outras atividades abertas ao público.

Além da comemoração pela Fundaj, também vão ser comemorados os 40 anos do Museu do homem do Nordeste, os 119 anos do criador Gilberto Freyre, os 80 anos de seu livro Assucar, e os 170 anos de Joaquim Nabuco.

Assucar, primeira exposição do projeto, vai resgatar a ideia da obra de Gilberto Freyre e dará a chance do público de acompanhar como são feitas as guloseimas mencionadas no livro. Será possível também encontrar a primeira edição do livro, que estará exposto na sala Moura Mota.

A medida que divulgarmos as ações comemorativas, é de extrema importância que o público não apenas acompanhe, mas participe e prestigie,” afirma o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Alfredo Bertini.

No domingo, 17, o museu recebe o Domingo dos Pequenos, uma programação infantil que começa às 9h e vai apresentar receitas e variedades do “açúcar”. Esta edição vai trabalhar de perto com crianças que moram em lares temporários, para que elas consigam sentir a dinâmica do Museu e da Fundaj.

Ainda durante o mês de março, para comemorar também o aniversário de Olinda e Recife, acontecerá a volta do Seminário da Tropicologia, com a palestra “O olhar efetivo de Gilberto Freyre sobre Recife e Olinda”, realizada pela escritora Fátima Quintas, na sala do Conselho Diretor, às 10h.

Já no segundo semestre do ano, nos dias 3 a 14 de julho vai acontecer a Fenearte, com um estande do Museu do Homem do Nordeste, representando as atividades da Fundaj. Será feita uma instalação museológica com peças que representam os nove estados do Nordeste e os sete do Norte para seguir o tema da Feira.

No aniversário de 70 anos da Fundaj, no dia 21 de julho, será lançado os selos nacionais comemorativos. O evento será realizado no Engenho Massangana, no Cabo de santo Agostinho, local onde Nabuco passou parte da infância. No mesmo dia, no Cinema do Museu, serão entregues as medalhas Joaquim Nabuco - serão 70 - e a Gilberto Freyre - serão 40 - aos homenageados que são servidores da casa, pessoas e instituições que contribuíram com a Fundaj e o Museu.

Continuando a comemoração, no dia 22 de julho, será realizado o lançamento do livro “Muhne, 40 anos, 40 peças” onde 40 peças foram escolhidas para representar o museu e contar sua cronologia.

Em agosto, do dia 19, na comemoração do aniversário de 170 anos de Joaquim Nabuco, vai acontecer um seminário com os temas “Patronos, desenvolvimento regional e a reinserção da ciência econômica no contexto institucional”.

Até 15 de março de 2020, dia em que Gilberto Freyre comemoraria 120 anos, a programação conta com lançamento de livros, mostras, aulas, palestras, oficinas.

“Esperamos um engajamento de todo mundo que esteja interessado em acompanhar de perto os 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco”, conclui o presidente.

Por Márcio Santos

 

COMENTÁRIOS dos leitores