Tereza Costa Rêgo é homenageada em lançamento de agenda

Iniciativa é da Prefeitura do Recife

qua, 13/03/2019 - 16:50
Divulgação

A artista pernambucana Tereza Costa Rêgo foi homenageada hoje pela Prefeitura do Recife em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem foi realizada através da agenda anual da PCR, lançada hoje, e que possui a arte desenvolvida por Tereza ao longo dos anos e feita pela ilustradora Dani Acioli.

O lançamento foi realizado pelo prefeito Geraldo Júlio, junto com a secretária da Mulher, Cida Pedrosa. "Essa homenagem é um exemplo de inspiração para muitas mulheres e jovens, para que se influenciem com a trajetória de Tereza. Além disso, a agenda coloca na pauta do ano todo o combate ao machismo e à violência contra as mulheres", afirmou o prefeito.

A agenda remonta a diversas épocas da vida da artista, que retratou o imaginário popular pernambucano e o corpo feminino como local de empoderamento e coragem, além de trazer todos os serviços de atendimento a mulher que a prefeitura possui, segundo Cida Pedrosa.

"A usuária que quiser recorrer a algum serviço nosso, como o Centro Clarice Lispector, que atende mulheres vítimas de violência, vai encontrar o endereço e o telefone”, ressalta Cida.

A jornalista Tereza Rozowykwiat, filha de Tereza, foi a representante da artista no evento e afirmou que a homenagem foi merecida. "Ela dedicou a vida toda a quebrar parâmetros e regras e isso fez que com que ela se tornasse uma mulher representante dessa luta, iniciada por ela há muitos anos", afirmou.

Todo ano a secretaria traz em suas agendas anuais mulheres simbólicas, já foram celebradas as trajetórias de Júlia Santiago e Bárbara de Alencar.

Por Márcio Santos

 

COMENTÁRIOS dos leitores