10 músicas que contam a trajetória de Pitty

Com uma carreira de 16 anos, cantora segue como uma das maiores vozes femininas do rock no Brasil

por Paula Brasileiro sex, 05/04/2019 - 13:00
Reprodução/Instagram Com 16 anos de estrada, a roqueira baiana está consolidada na cena musical brasileira Reprodução/Instagram

Em 2003, o Brasil conhecia Priscilla Leone, a Pitty. A roqueira que veio da terra do Axé, a Bahia, surgiu com atitude e um disco pronto embaixo do braço, o Admirável Chip Novo, e logo caiu nas graças do público. Elevada ao posto de ícone feminino do rock nacional - uma vez que o país, desde sempre e até hoje, é carente em representantes mulheres no rock (pelo menos na música mainstream) -, Pitty foi logo eleita como sucessora de Rita Lee e depois de ter apresentado sua música ao país, sua carreira só prosperou.

Hoje, 16 anos depois, Pitty tem um público fiel, que a acompanha desde seu surgimento. Ela atravessou todos esses anos entregando novos discos e hits coerentes com sua proposta ‘rockstar’; mas também deixou o rock um pouco de lado, entre 2009 e 2013, para dedicar-se ao Agridoce, projeto em que fez músicas com pegada mais folk e acústicas; e retornou às origens com o emblemático disco Sete Vidas, em 2013, contando suas experiências de 'quase-morte' após passar um tempo internada para tratar problemas estomacais. Enredo digno de uma verdadeira estrela mainstream do rock.

Em 2018, a baiana resolveu se jogar em outras frequências com o disco Te Conecta, que traz até uma Pitty regueira, no single que dá nome ao álbum. Depois do lançamento, a cantora saiu pela estrada com a Turnê Matriz para mostrar as novidades, e relembrar antigos sucessos, Brasil afora junto com seus fãs que já estão na segunda geração. O LeiaJá preparou uma lista que conta um pouco da história musical de Pitty. Confira.

1 - Máscara

O primeiro single do Admirável Chip Novo apresentou, oficialmente, a cantora Pitty ao Brasil. A música fala sobre a importância de respeitar quem se é, mesmo que seja "estranho" ou "bizarro". Mensagem certeira para qualquer adolescente, em qualquer época da história. Acertou em cheio, prova disso foi o prêmio no MTV Video Music Brasil, em 2004, na categoria Escolha da Audiência.

2 - Teto de Vidro

Também do primeiro disco - trabalho que emplacou cinco hits - Teto de Vidro fez tanto sucesso que entrou até para a trilha sonora da novela teen Malhação. A música ficou em primeiro lugar entre as mais pedidas da rádio Jovem Pan, em 2004, ganhou como melhor clipe de rock no MTV Video Music Brasil e como melhor música nacional no prêmio da Rádio Rock.

3 - I Wanna Be

Apesar de ter sido a última música de trabalho do disco de estreia de Pitty, a estratégia para ela foi um pouco à frente do seu tempo pois I Wanna Be foi trabalhada apenas na internet. Não por acaso, a canção fala sobre a superficialidade das relações humanas. Mais um acerto.

4 - Na sua estante

Em seu segundo disco, Anacrônico, Pitty surge mais madura e mais afinada com sua banda. A balada Na Sua Estante agradou em cheio ao público com sua historinha de amor entre um Homem de Lata e uma mulher. O clipe também fez muito sucesso com uma animação bem simpática.

5 - Memórias

Também do segundo disco, Memórias foi uma música que rendeu reconhecimento a Pitty. Em 2006, o clipe da canção levou a categoria de Escolha da Audiência no MTV Video Music Brasil. Neste ano, a cantora também figurou na categoria Banda dos Sonhos, ao lado do baterista Japinha (CPM 22), do guitarrista Fabrício (Hateen) e do baixista Champignon (Charlie Brown Jr e Revolucionários).

6 - Déjà Vu

Essa também faturou prêmio no MTV Video Music Brasil, em 2006, dessa vez na categoria Clipe de Rock. O terceiro single de Anacrônico fez bonito e ajudou a consolidar o nome de Pitty.

7 - Brinquedo Torto

Mais uma que mostra o amadurecimento de Pitty, e, também, da banda que o acompanhava. A canção apresenta um instrumental encorpado sem contar em uma vocalista mais segura.

8 - Me Adora

Me Adora virou hit e conquistou 'geral' com o mix de música 'engraçadinha e debochada'. Com melodia simpática e mais dançante, a música salvou o terceiro disco de Pitty, Chiaroscuro, que não havia deixado a crítica tão animada, em 2009. No entanto, o álbum veio em um momento em que, já consagrada na cena - e quatro anos após o último lançamento - Pitty se sentiu à vontade para fazer (quase) todas as experimentações que queria.

9 - Setevidas

Setevidas, faixa homônima ao disco lançado em 2013, chegou após um momento dramático na vida pessoal de Pitty. Recuperada de problemas de saúde, que a deixaram internada por um tempo, a cantora decidiu voltar com tudo ao rock e colocar toda a energia canalizada durante a hospitalização em seu som.

10 - Te Conecta

Com uma carreira sólida, e figura bem sedimentada na mídia e na música, Pitty resolveu passear por outras áreas com Te Conecta. O single do novo disco, com lançamento marcado para este mês de abril, traz a cantora cantando reggae, com pegada dub, com uma letra que reflete sobre conectar-se a si mesmo. Ela divulga esse trabalho na Turnê Matriz, que também tem sido espaço para bandas e artistas independentes das cidades por onde passa através do projeto Palco Aberto.

COMENTÁRIOS dos leitores