Continuando legado de Pimentel, filha abre 'novo ciclo'

Produtora falou sobre a 'missão' de levar adiante o trabalho deixado pelo pai, agora, iniciando uma parceria com Olinda

por Paula Brasileiro qui, 11/04/2019 - 17:26
Paula Brasileiro/LeiaJáImagens Lílian Pimentel deu detalhes da produção de 2019, nesta quinta (11) Paula Brasileiro/LeiaJáImagens

A produtora Lílian Pimentel, filha do ator José Pimentel, falecido em 2018, falou nesta quinta (11), sobre a sua 'missão' de dar continuidade ao legado do pai. À frente da realização do espetáculo Paixão de Cristo, que este ano ganhou mais 'sobrenomes' e passa a ser 'de José Pimentel', a produtora comentou a ida do evento para a cidade de Olinda e como ela e a equipe têm se empenhado para botar em prática tudo o que o próprio Pimentel havia deixado por escrito para mais uma temporada da peça.

Lílian surpreendeu aos presentes na coletiva de imprensa, realizada na Prefeitura de Olinda, ao revelar que fazer a Paixão na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade era um desejo antigo de seu pai. A vontade surgiu quando Pimentel apresentava apenas algumas cenas do espetáculo no pátio da Igreja do Carmo, local onde será montada a temporada de 2019. "Ele tinha esse sonho de fazer e de repente, aconteceram tantas coisas e recebemos o convite do professor e de toda a equipe, nem tenho palavras para dimensionar o acolhimento e como estamos sendo recebidos na cidade. Uma parceria está sendo criada".

A produtora também contou que ela e toda sua equipe tem trabalhado arduamente para dar conta de todas as novidades prescritas por José Pimentel para a temporada 2019. Trazer novidades ao evento, a cada ano, era uma das 'exigências' do ex-diretor que ela não quer deixar passar: "A gente está tendo o mínimo cuidado com as coisas que ele deixou escritas, as mudanças para 2019. Ele tinha tudo detalhado. É um novo ciclo que se inicia sem José Pimentel de corpo presente, mas a história e o legado dele continuam". Dentre as novidades estão figurinos, novos atores no elenco, reorganização de cenas e uma homenagem ao artista.

A força de vontade da profissional divide espaço com as emoções da filha. Ela relembrou uma das conversas que teve com o pai quando ele lhe pediu que continuasse a levar o teatro ao ar livre para o público. "Não está sendo fácil. Ele é meu melhor amigo e eu prometi a ele seguir o seu legado". E, além de perpetuar a memória do pai nos palcos, Lílian também está se dedicando na materialização do Instituto José Pimentel, um espaço que além de abrigar o acervo do artista também vai funcionar como escola de artes cênicas. Um livro também está nos planos da produtora: "Às vezes, eu conheço um José Pimentel que eu não conhecia, que era aquele caladinho, escrevendo no computador. Ele tem vários poemas e peças escritas. Acho que vou lançar um livro de poemas".

LeiaJá também

--> Filha de José Pimentel dá detalhes da Paixão em Olinda

--> Recife tem nova Paixão de Cristo, apoiada pela Prefeitura

--> Em PE, artistas vivem 'via crúcis' para encenar 'Paixões'

COMENTÁRIOS dos leitores