Racismo no BBB não é exclusividade desta edição; relembre

'Cheiro de ‘neguinha’, 'Cor de carvão' e 'Cabelo ruim', foram algumas das afirmativas feitas pelos participantes da casa mais vigiada do país

por Lídia Dias qui, 11/04/2019 - 13:30
Divulgação/MontagemFotos Os internautas não perdoaram e os participante foram tachados de racistas Divulgação/MontagemFotos

A final do Big Brother Brasil 2019, da Rede Globo, está batendo à porta e mesmo sendo considerada a edição ‘mais calma’ do reality, não faltaram polêmicas durante o confinamento. Um assunto levantado de forma recorrente, dentro e fora da casa, foi a questão do racismo introduzido na fala de alguns participantes.

Em vários momentos desta edição, Maycon e Paula emitiram declarações consideradas preconceituosas, sendo Paula a detentora dos discursos mais polêmicos. O LeiaJá listou alguns posicionamentos racistas desta e de outras edições. Relembre:

Em conversa com os confinados na cozinha do BBB19, Paula conta a história de seus parentes e diz que parte da família é negra e se refere a cor da pele como carvão. Além disso, a sister também diz que o cabelo da avó, por ser crespo, é ruim.

Já Maycon, disse em conversa com brothers que conheceu uma menina linda, ‘mas ela era negra’. O modo como o vendedor de queijos construiu a frase incomodou e ele também foi acusado de racismo.

Embed:

Na edição do BBB17, outra participante acusada de racismo foi Mayara. Na época em que foi líder, ela afirmou que iria indicar Gabriela Flôr para o paredão e se caso a participante reclamasse, iria mandar ela alisar o cabelo. Gabriela usava black power. Os internautas não perdoaram e entenderam a declaração como preconceituosa.

Já no BBB16, quem disparou uma frase racista foi a campeã da edição, Munik Nunes. Ao reclamar dos serviços domésticos, a participante falou que estava trabalhando como ‘nega’. “Tô parecendo 'nega' aqui. Munik: A 'nega' do BBB. Eu faço de tudo aqui nessa casa, Dona Gê. Lavo, passo, guardo a louça, só não faço aquelas coisas", disse.

No BBB14, Franciele foi a protagonista das frases de cunho racista. Em certo momento, a sister declarou que precisa passar desodorante, caso contrário ficaria com cheiro de ‘neguinha’ “Eu tenho um pouco de negra. Se eu não usar desodorante, fico com cheiro de neguinha”, disse.

 

 

LeiaJá também

---> BBB: Paula poderá pegar até 3 anos de prisão, diz delegado

---> BBB: família de Rodrigo aciona Justiça após ataque racista

COMENTÁRIOS dos leitores