Roteiro: 17 espetáculos da Paixão de Cristo em Pernambuco

Em diversas cidades do Estado, o espetáculo que conta a morte e a ressurreição de Cristo ganha diferentes roupagens; confira lista

por Lídia Dias qua, 17/04/2019 - 13:30
Divulgação ‘Jesus, a Luz do Mundo’ tem roteiro, elenco e montagem reformulada Divulgação

 Na Semana Santa, diversas encenações da ‘Paixão de Cristo’ são realizadas em Pernambuco. De produções com grandes estruturas e atores renomados a apresentações mais amadoras, o Estado é tomado pela espiritualidade que a Semana Santa proporciona.

Para ficar por dentro das apresentações e adequar a sua agenda ao período, o LeiaJá fez um roteiro com várias encenações da peça que emociona milhares de pessoas todos os anos. Confira:

RMR E ZONA DA MATA

Marco Zero

Este ano o espetáculo encenado no Marco Zero, área Central da cidade, ganha uma roupagem nova. Intitulado ‘Jesus, a Luz do Mundo’, a peça tem roteiro, elenco e montagem reformulada. Serão ao todo 22 cenas, algumas inéditas, como a Anunciação, quando o anjo Gabriel revela a Maria que ela conceberá o Messias. Nesta primeira edição, quem assume o papel de Jesus é o ator Bruno Garcia. O espetáculo, que é gratuito e aberto ao público, será encenado de 19 a 21 de abril, às 18h.

Olinda

Após ser encenada por mais de 20 anos no Recife, a Paixão de Cristo produzida pelo ator José Pimentel, que faleceu em agosto de 2018, aporta em Olinda. O espetáculo será realizado na Praça do Carmo, de 18 a 21 de abril, às 20h. No papel de Jesus, o ator Hemerson Moura sobe aos palcos. Ele é o substituto de Pimentel, que interpretou Cristo por mais de 40 anos, tendo começado na Paixão de Nova Jerusalém. O evento irá reunir 80 atores e 100 figurantes. O acesso é gratuito.

Ainda em Olinda, a Paixão de Cristo da Cidade Tabajara chega a sua 18º edição. Encenado por estudantes das escolas públicas, moradores, atores e técnicos do próprio bairro, o espetáculo acontece nos dias 26 e 27 de abril, às 19h, no Espaço Ilumiara Zumbi, conhecido como Praça do Maracatu, do saudoso Mestre Salu. O acesso é gratuito.

Casa Amarela

O espetáculo Paixão de Cristo de Casa Amarela chega a sua 17º edição e neste ano homenageia o bispo D. Helder Câmara. O evento contará com 80 atores e figurantes e espera receber cerca de 30 mil pessoas. A encenação será realizada de 18 a 20 de abril, às 20h, na Concha Acústica do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A entrada é gratuita e a produção estará recebendo alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições que desenvolvem trabalhos com a comunidade.

Jaboatão dos Guararapes

Com um elenco formado por 120 atores, a 5º edição da Paixão dos Guararapes será encenada de 18 a 20 de abril, na Praça das Bandeiras, no Monte Guararapes, às 19h. O evento gratuito tem texto de Albemar Araújo e direção-geral de Geraldo Dias. Neste ano, há a promessa de levar o Mar da Galileia ao Monte dos Guararapes, em cena inédita.

Paulista

Em Paulista, a crucificação de Cristo será encenada em quatro locais. Nesta quarta-feira (17), às 18h, o Paulista North Way Shopping recebe a peça protagonizada por 500 alunos do Colégio Fernando Ferrari. A apresentação é uma homenagem póstuma ao ator e diretor José Pimentel. Na sexta-feira (19) e sábado (20), as comunidades de Maranguape II e Jardim Paulista Baixo, encenam a história da crucificação de Jesus. Em Maranguape II, O espetáculo acontece no dia 19 de abril, às 19h, no Campo da Rua 103, próximo à rodovia PE-22.

Já em Jardim Paulista, o público terá a oportunidade de escolher qual encenação deseja assistir. O bairro vai contar com dois espetáculos, sendo na Praça da Encenação, na Av. Min. Marcos Freire, logo após o Senac; e na Praça Aníbal Fernandes, na Av. Tancredo Neves, em frente à Igreja Católica de Santa Clara. As encenações acontecem na sexta e no sábado, sempre às 20h.

Embed:

Moreno

Com o título ‘Pelos olhos de Maria’, a Paixão de Cristo de Moreno chega a sua 9º edição. O espetáculo será encenado na Praça da Paixão, de 18 a 20 de abril, às 20h. Em cena, 90 artistas entre figurantes e elenco principal, sendo 95% destes cidadãos morenences. O acesso é gratuito.

Igarassu

Realizada desde 1985, a Paixão de Cristo de Igarassu acontece no Sítio Histórico da cidade, no dia 20, às 19h, e 21 de abril, às 20h30. A peça é dividida em 5 grandes palcos, com níveis de altura diferentes, formando vários cenários que são percorridos por 150 atores e figurantes. O espetáculo aguarda 20 mil espectadores. O acesso é gratuito.

Gaibu

Encenada na Praça do Calçadão, localizado na Avenida Beira Mar, em Gaibu, o espetáculo ‘ A Força da Paixão’ será apresentado nos dias 19 e 20 de abril, às 19h. A apresentação terá início com um cortejo que reune o público e o elenco para reviver os últimos momentos da vida de Jesus Cristo em sua passagem na terra. O elenco é formado por 50 integrantes e conta com seis cenários, tendo como ápice a crucificação e a ressurreição como desfecho sobre as pedras da praia de Gaibu. O acesso é gratuito.

 

AGRESTE

Nova Jerusalém

Considerado o maior teatro a céu aberto do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, encenada no Brejo da Madre de Deus, vem sendo apresentada desde o dia 13 de abril e segue até o sábado (20). Com 52 anos de história, a peça retrata a história de Jesus e é contada em nove palcos com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Cristo. O espetáculo conta ao todo com 450 atores e figurantes e são esperadas mais de 50 mil pessoas. As entradas para o espetáculo, que têm início às 18h, estão à venda pelo site oficial e custam de R$ 100 a R$ 120, dependendo do dia.

 Gravatá

A partir desta quinta-feira (18), o município promove uma programação especial para semana santa e conta com apresentação do espetáculo ‘ Nossa Paixão: Ele Viverá’. A peça, será encenada na quinta (18) e sexta (19), às 20h45 e no sábado (20), às 20h, sendo seguido por shows culturais no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. O evento é gratuito.

 

SERTÃO

Floresta

Em apresentação única, o espetáculo “Auto da Vida Dolorosa” será encenado no dia 19 de abril no município de Floresta. A peça será apresentada na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no centro da cidade, às 19h.

Triunfo

Localizado na região do Vale do Pajeú, o município de Triunfo encena de 17 a 19 de abril, a Paixão de Cristo. As apresentações acontecem na Via Verde, localizada no Parque Iaiá Gastão, sempre às 20h. No local, palcos fixos, construídos pelo município, abrigam a encenação e funcionam como ponto de visitação de turistas ao longo do ano. O acesso é gratuito.

Custódia

Contando a história das últimas 12 horas da vida de Jesus, o espetáculo ‘Rei dos Reis’ será encenado no dia 19 de abril, às 20h, em Custódia. Na peça, o ator Déo Garcez da vida à Jesus Cristo. A apresentação acontece na Praça Padre Leão. O acesso é gratuito.

COMENTÁRIOS dos leitores