Universo Geek invade o Shopping Paço Alfândega

Os produtores estimaram que aproximadamente oito mil pessoas vão passar pelo Shopping Paço alfândega para prestigiar a cultura retrô pop

por Victor Gouveia sab, 27/04/2019 - 20:16

Imersos durante três dias -26 a 28 de abril- no universo pop retrô, os visitantes da 2ª edição da Retrokon, realizada no Shopping Paço Alfândega, no bairro do Recife, puderam matar a saudade e se divertir com as atrações do evento. Segundo a organização, cerca de oito mil pessoas são aguardadas para conferir a exposição de brinquedos e games antigos, Cosplayers, concurso de K-pop, além de diversas atrações.

O produtor da Retrokon, relatou que a gratuidade do evento fez com que o público jovem tivesse acesso à cultura pop, "que passa uma coisa bacana e traz a interação entre os jovens. Aqui eles passam a ter conectividade com outros fãs". Com visitantes do interior de Pernambuco e outros estados no Nordeste, é perceptível notar nos dois andares do shopping a relação igualitária entre filhos e pais – que se tornam crianças.

Marcada pela pluralidade, quem compareceu também pode fazer aquele registro com os Cosplayers, que atraiam atenção entre os corredores. "O mais bacana é o reconhecimento das pessoas, que já sabem de longe e abordam dizendo que o cosplay tá legal", declarou o publicitário José Neto, que em dias de folga torna-se o personagem Finn da franquia Star Wars. Sua parceira na caracterização, a administradora Manoela Barreto - trajada de Ray- falou sobre o processo de desenvolvimento para caracterização fiel, "normalmente, eu costuro e ele faz as armas. Existe o preconceito por que as pessoas não conhecem o que a gente faz e acabam julgando errado. Daí eu começo a explicar que não importa a roupa, e sim a personalidade do personagem". Ela explicou que consegue conscientizar os que estranham com simples perguntas: Porque não deixar de ser um pouco adulto e voltar a ser criança? Porque não um pouquinho de diversão?"

Nessa relação de compreensão do universo pop, a gestora de escola Ana Paula foi à feira para conhecer do que se tratava a cultura geek. "Como lhe dou todos os dias com a juventude, vim olhar para incentivar no estabelecimento onde trabalho", e continuou, "A gente precisa tá mais próximo para entender que movimento é esse. Lá [na escola], fez uma interação com os alunos, independente de classe", certificou. Empolgada com as apresentações de K-pop, ela aprovou as músicas coreanas e o ambiente amistoso.

 Sob a liderança da auxiliar administrativa Dryanne Melo, de 19 anos, o grupo Petite Cherie fez o público vibrar com a coreografia. Há cinco anos, as 13 integrantes revezam-se em eventos, o que mostra o crescimento das origens coreanas na região. "A gente vai para eventos em todo Nordeste. Sempre que temos oportunidades, vamos às convenções". Com uma preparação de três a seis meses, os grupos de K-pop mostram união para consolidar eventos geeks e conquistar abrangência no que diz respeito à popularidade. "A gente mantém o companheirismo por que sempre estamos juntos em camarins e ensaiando nos parques públicos. Pessoas inconvenientes acabam falando besteira, mas a gente procura se ajudar sempre", finalizou.

Outra atração que chamou atenção, sobretudo dos mais “velhos”, foi a exposição de brinquedos e vídeo games antigos. Natural de São Paulo, o militar Tomaz Ribeiro conseguiu colecionar mais de 400 imagens de ação na escala 1/6 de Star Wars, a maioria da década de 70 e 80. Após 20 anos para captar os itens, ele explicou que "é algo que remete a infância e dá possibilidade de você mergulhar no universo do personagem, além da oportunidade de fazer cenas dos filmes".

Além da diversão e interação, a abrangência da cultura pop faz com que empresas se especializem para atender as particularidades dos seus clientes. Há três anos fornecendo para lojas, a Pegasus E-Shop já têm compradores cativos. “Os clientes fazem de tudo para prestigiar os eventos, e eles dão uma visibilidade muito grande por que pessoas do interior e outros estados vem para participar". Perguntada sobre os itens que mais agradaram o público, a vendedora da loja Carolina Melo nem pensa muito para dizer que as linhas dos Vingadores e Dragon Ball têm mais saídas.

Ainda dá tempo de conferir a feira, que vai até esse domingo (28). Mesmo com entrada gratuita, a organização pede doações de alimentos não perecíveis que são destinadas a instituições. “O arrecadado desse evento será doado a desabrigados do próprio Centro do Recife. Às vezes dividimos com várias associações para que chegue em mais locais”, finalizou o produtor da Retrokon.

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