Campanha recria foto e mostra Machado de Assis negro

‘Machado de Assis Real’ pede que as imagens recriadas sejam usadas no lugar da antiga

por Lídia Dias qui, 02/05/2019 - 10:26
Divulgação Campanha também promove um abaixo-assinado para que as editoras não utilizem mais a imagem que retrata o escritor como branco Divulgação

O escritor Machado de Assis - referência maior da literatura brasileira - foi embranquecido nos livros de história, fazendo com que muita gente não saiba que o fundador da Academia Brasileira de Letras era negro. Para que o erro seja corrigido, uma campanha realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, recriou uma foto clássica do escritor e solicita que ela seja usada no lugar da antiga.

A ação intitulada ‘Machado de Assis Real’ diz que a foto oficial do escritor ‘muda a cor da sua pele, distorce seus traços e rejeita sua verdadeira origem’, além de ser ‘uma injustiça que fere a comunidade negra’. No site da campanha, os idealizadores disponibilizaram a imagem recriada, onde os internautas podem fazer o download e colocá-la sobre a imagem usados nos livros.

Além disso, o site também abriga um abaixo-assinado para que as editoras não utilizem mais a foto do Machado de Assis da pele clara e que a imagem seja substituída pela da campanha.

Em 2011, a Caixa Econômica Federal veiculou uma campanha publicitária em comemoração aos 150 anos da instituição, em que o ator que representava Machado de Assis era branco. Após críticas dos internautas, a propaganda foi tirada do ar e posteriormente, a campanha foi feita por um ator negro.

COMENTÁRIOS dos leitores