Museus do Recife participam da Semana Nacional de Museus

Equipamentos culturais estarão de portas abertas com exposições e atividades especiais

por Paula Brasileiro sab, 11/05/2019 - 13:11

A 17ª edição da Semana Nacional de Museus entra em cartaz na próxima segunda (13). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento trabalha o tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, até o dia 19 de maio. Durante os seis dias, alguns museus da Região Metropolitana do Recife estarão com uma programação extensa incluindo algumas mostras especiais para a ocasião. A programação completa está disponível na internet.

Museu Regional de Olinda - MUREO

O Museu conta com uma exposição permanente com mobiliários, pinturas, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social e religiosa da cidade que o abriga. Para o festival, o equipamento recebe a mostra Arte no Varal Musical, do artista plástico e compositor Dido Santos.

Serviço

Rua do Amparo, 128 - Amparo - Olinda

Visitação de terça a sexta - 9h às 17h

Museu do Trem - Estação Central Capiba

Além da exposição permanente, Chegadas e partidas: a memória do trem em Pernambuco, o Museu do Trem vai receber alguns eventos durante a Semana Nacional dos Museus. Na terça (14), estudantes do ensino fundamental poderão participar do jogo didático Chegadas e Partidas, já na quarta (15), uma mesa vai debater a relação entre o museu e sua relação com o seu entorno no bairro de São José. Na quinta (16), o Cine Estação exibe filmes como O Mercado de São José e Recife, paisagens culturais e tradições e, na sexta (17), acontece o workshop Noções e práticas de conservação do patrimônio cultural.

Serviço

Rua Floriano Peixoto, s/n - São José

Visitação de terça a sexta - 9h às 17h/sábado - 10h às 17/domingo - 101h às 14h

Museu do Estado de Pernambuco - Mepe

O Mepe vai promover oficinas e atividades aos visitante com o recorte temático das tradições e culturas presentes no acervo e nas mostras cartaz, além de uma mesa redonda sobre curadoria e a mostra Agô Afrosagrado, de Roberta Guimarães. O museu também conta com três mostras permanentes.

Serviço

Av. Rui Barbosa, 960 - Graças

Visitação de terça a sexta - 9h às 17h/sábados e domingos - 14h às 17h

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)

No Mamam, ao público poderá conferir a exposição da mineira Juliana Gontijo, o tempo é implacável, que celebra a relação entre territórios e os sujeitos que se percebem em trânsito. Durante a Semana dos Museus, o equipamento vai oferecer oficinas, debates e até promover uma roda de capoeira.

Serviço

Rua da Aurora, 265 - Boa Vista

Visitação de segunda a sexta - 10h às 18h/sábados e domingos - 13h às 17h

Paço do Frevo

O museu dedicado ao frevo vai promover rodas de diálogo, oficinas e vivências. Na Oficina Luz, Sombra e Movimento, os movimentos dos passistas se transformam em impressões a partir de fotografias; na Vivência Caia do Passo os participantes poderão conhecer alguns passos do frevo.

Serviço

Praça do Arsenal da Marinha, s/n - Bairro do Recife

Visitação de terça a sexta - 9h às 16h30/sábados e domingos - 14h às 18h

Museu da Cidade do Recife

A exposição Cinco Pontas reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O museu também vai promover no sábado (18), a partir das 15h, a oficina ForteBrincar, que vai ensinar sobre a história, importância e curiosidades do Forte Frederick Hendrick, mais conhecido como Forte das Cinco Pontas.

Serviço

Praça das Cinco Pontas, s/n - São José

Visitação de terça a domingo - 9h às 17h

Museu da Abolição - MAB

O Mab preparou uma programação focada diretamente em pensar a finalidade das instituições museológicas. Entre as atividades oferecidas, haverá seminários, visitações guiadas por todas as exposições e como atividade principal, e de encerramento, uma Mostra de Estética Afro, com desfile, oficinas, rodas de diálogos e apresentações culturais.

Serviço

Rua Benfica, Madalena

Visitação de segunda a sexta - 9h às 17h/sábados - 13h às 17h

COMENTÁRIOS dos leitores