Cinco museus para você visitar no interior de Pernambuco

No próximo sábado (18) é celebrado o Dia Internacional dos Museus; conheça equipamentos espalhados pelo interior do Estado

por Lídia Dias ter, 14/05/2019 - 13:30
Reprodução/Rádio Pajeú Nesta semana, o Ibram promove a 17º Semana Nacional dos Museus Reprodução/Rádio Pajeú

 No próximo sábado (18) é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada em 1977 pelo Comitê Internacional de Museus - ICOM, para impulsionar a visitação e apreciação destes equipamentos. De acordo com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pernambuco abriga 99 museus em todo o Estado. O órgão é responsável por promover a Semana Nacional de Museus, que está em sua 17º edição e teve início nesta segunda-feira (13).

Assim como no Recife, o interior do Estado também é repleto de museus. Para que você conheça alguns desses equipamentos, o LeiaJá fez um roteiro com 5 museus espalhados por Pernambuco. Confira:

Museu do Rádio- Afogados da Ingazeira

Localizado na cidade de Afogados da Ingazeira, onde funcionou a primeira emissora radiofônica da região no Estado, a Rádio Pajeú, o Museu do Rádio foi construído em 2013 e declarado, em 2015, Patrimônio Histórico e Cultural de Afogados da Ingazeira. Em seu acervo, a história e a evolução do rádio é contada através de equipamentos usados nas décadas de 1930 a 1970.

Serviço

R. Sete de Setembro, Afogados da Ingazeira

Visitação: Segunda a Sábado | 14h às 18h

 

Museu do Cangaço - Triunfo

Ainda na Região do Sertão do Pajeú, a cidade de Triunfo abriga desde 1975 o Museu do Cangaço. O acervo é composto com cerca de 500 peças, que são divididos em: cangaço, engenho, cidade de Triunfo e arte sacra. O equipamento acomoda objetos que retratam a história do Cangaço e de nomes importantes historicamente como Lampião e Maria Bonita.

Serviço

Av. José Bezerra, Triunfo

Visitação: Segunda a Sábado | 8h às 12h e 14h às 17h

Domingo | 8h às 12h

 

Museu Carmelitano de História Natural- Camocim de São Felix

Fundado em 1963 pelo Telésfero Machado, o Museu Carmelitano de História Natural, em Camocim de São Felix, possui um acervo considerado um dos maiores de história natural de Pernambuco. Com vasto catálogo, o equipamento abriga objetos ligados a mineralogia, entomologia, iconografia e cultura popular, entre outros.

Serviço

Convento do Carmo – Camocim de São Félix – Sítio Nossa Senhora Peregrina, sentido São Joaquim do Monte

Visitação: Quinta a Domingo | 14h às 17h

 

Museu da Cachaça- Lagoa do Carro

Com mais de 13 mil garrafas de Cachaça, o Museu da Cachaça foi fundado há 21 anos por José Moisés Moura, um colecionador de aguardente. O acervo fica em Lagoa do Carro, na Zona da Mata pernambucana, e tem bebidas de todos os Estados do Brasil, de alguns países da América do Sul e da Europa.

Serviço

Chácara Girassol, S/N - Recanto Carpina, Lagoa do Carro

Visitação: Segunda a Domingo | 9h às 17h

 

Museu Histórico de São Caetano - São Caetano

Com um grande acervo cultural e histórico, o Museu Histórico de São Caetano apresenta o estilo de vida do sertanejo, através de objetos que remetem ao Sertão nordestino, Agreste e Zona da Mata. Rico em objetos e artefatos, como material sobre a Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro, Luiz Gonzaga e Padre Cícero, o equipamento já recebeu o título de segundo maior museu de história do sertão no Brasil, perdendo apenas para o Museu do Homem do Nordeste, no Recife.

Serviço

R. Olindino Santino, 56, São Caetano

Visitação: Segunda | 8h às 18h

Quarta a Sexta | 8h às 18

COMENTÁRIOS dos leitores