Menino negro de 9 anos atua e dirige longa independente

João Mendonça integra a equipe de 'Não sei qual cidade se passa aos olhos dele' que chega aos festivais nacionais em 2019

por Paula Brasileiro qua, 15/05/2019 - 15:59

O primeiro longa da Cia Banquete Cultural, como produtora, e da Xique-Xique Neon, como pós-produtora, estreia na 18ª edição da Mostra Filme Livre, considerada a maior mostra de cinema independente brasileiro, em São Paulo. Não sei qual cidade se passa aos olhos dele traz, como protagonista, uma criança negra que realiza o desejo de fazer seu próprio filme.

O longa surgiu de uma peça de teatro da Cia Banquete Cultural na qual um personagem aparecia apenas em vídeo durante a encenação. O curta Negrinho, de Jean Mendonça e José Mauro Pinheiro, criado especialmente para o espetáculo, serviu de inspiração para o longa Não sei qual cidade se passa aos olhos dele.

Na trama, o pai quer fazer um filme com seu filho, de nove anos, João, que por sua vez deseja fazer sua própria produção. O longa traz uma estética híbrida, entre documentário e ficção, com direção de João Bernardo Mendonça e Thaís Inácio. João também protagoniza o filme, e sua atuação no set, com interferências e intervenções, acabaram por lhe dar um espaço na direção do projeto.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores