Moda: coleção paraense concorre a prêmio nacional

Alunos da UNAMA - Universidade da Amazônia apresentam trabalhos no DFB Festival, em Fortaleza. Desfile será nesta sexta-feira (17), às 18h30, com transmissão pelo Instagram e pelo site do evento.

sex, 17/05/2019 - 11:59
Divulgação Cartaz do DFB Festival: concurso com vocação multicultural Divulgação

O curso de bacharelado em Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia, unidade Alcindo Cacela, em Belém, é finalista no DFB Festival, premiação que se realiza em Fortaleza. O concurso envolve acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.

Pela segunda vez, o curso da UNAMA está entre os finalistas. Em 2015, ficou em segundo lugar com a coleção Miriti-Tauá. Por essa coleção, recebeu o prêmio de Menção Honrosa do Museu da Casa Brasileira.

O desfile será nesta sexta-feira (17), às 18h30, com transmissão pelo Instagram @dfhouse e pelo site dfhouse.com.br.

A equipe de alunos da UNAMA é formada por Anna Paula Delgado, Hanne Lima, Inaura Vasconcelos, Isabel Francioli, Itamar Cordeiro e Mayra Progene. O tema do evento na edição 2019 é “Vai dar praia”.

Os acadêmicos de Moda da UNAMA decidiram falar das praias de rio que fazem ondas, uma característica peculiar da AmazôniaAs referências visuais e semânticas para a criação da coleção foram as raízes dos manguezais e as escamas de peixe da região do Marajó.

A coleção deste ano, Coleção M-BaraÏo (pronúncia – Imbaraio), foi desenvolvida com a supervisão e orientação da professora Yorrana Maia e apoio do professor Fernando Hage e de todos os demais professores do curso, em interação interdisciplinar.

A Unama é a única IES da região Norte já selecionada, e duas vezes. A produção dos alunos é contextualizada e retrata a cultura do Pará. "A primeira explorou o miriti, variedade de palmeira amazônica, e agora a coleção resgata o tear manual, criando tramas, padrões urdidos a partir de regências locais", informou a professora Dula Maria Bento de Lima, coordenadora do curso de Moda da UNAMA. "Agrega significados, memórias, raizes tão profundas como as dos manguezais que a inspiraram."

Criado em 1999, em Fortaleza/CE, ainda com o nome de Dragão Fashion Brasil, o DFB é um dos maiores e mais longevos eventos de moda do país. Idealizado por Claudio Silveira, a principal missão do DFB é servir como celeiro de novos talentos e plataforma de lançamento para estilistas e marcas.

Com o tempo, o DFB assumiu sua vocação multicultural, passando a abraçar outros segmentos que utilizam a moda como fio condutor: cultura, gastronomia e saberes. Através de ações parceiras, oferece ao público em geral oficinas, cursos, workshops, palestras, intercâmbio de profissionais, shows abertos e performances multiculturais.

A partir de 2015, já no posto de maior festa da moda autoral da América Latina, o DFB ocupa as instalações do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.

Em 2017, surge o DFB Festival, agora equilibrando, em iguais proporções, programações de moda, formação, shows e gastronomia.

Da Redação do LeiaJá Pará.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores