Oito filmes que refletem sobre o universo LGBT

No Dia Internacional contra a LGBTfobia, conheça produções

por Lídia Dias sex, 17/05/2019 - 13:00
Divulgação 'A garota dinamarquesa' retrata a história de uma das primeiras transexuais a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual Divulgação

Em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação internacional de doenças. Por esse motivo, a data foi instituída como o Dia Internacional contra a Homofobia, símbolo da luta contra a violência, preconceito e discriminação.

De acordo com dados divulgados em março deste ano pela ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association), a homessexualidade ainda é considerada crime em 70 países e seis desses preveem pena de morte. No Brasil, a homossexualidade não é crime, no entanto, segundo levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), referente a 2018, o país registrou 420 mortes de pessoas da comunidade LGBT.

No cinema, diversas produções já evidenciaram as dificuldades enfrentadas pela comunidade. O Leia já listou filmes sobre o assunto que contam histórias reais e fictícias. Confira:

Boy Erased: Uma Verdade Anulada

 

Milk - A Voz da Igualdade

 

A Garota Dinamarquesa

 

Filadélfia

 

Adeus, Minha Rainha

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

 

Amor por Direito

Desobediência 

COMENTÁRIOS dos leitores