Simpósio discute cultura e sustentabilidade na gastronomia

Em Belém, evento busca mostrar a importância do meio ambiente e do legado cultural na culinária. Também haverá espaço para exposição de pequenos produtores locais.

sex, 17/05/2019 - 10:56

A culinária permite apreciar pratos que representam a cultura e a memória afetiva de uma sociedade. Buscando as mais diversas práticas de se apresentar os sabores da região Norte, o I Simpósio Amazônico de Gastronomia da UNAMA – Universidade da Amazônia, unidade Ananindeua, será realizado nos dias 17 e 18 de maio com abertura oficial a partir das 17 horas, no auditório I. As inscrições podem ser feitas pelo site extensao.unama.br.

O tema do simpósio é “Cultura e Sustentabilidade em foco”, com participações de grandes chefs de cozinha regionais e nacionais. O encontro também terá espaços para praça de alimentação e feira de pequenos produtores, valorizando os produtos regionais como Empório Chicano, Casa da Farinha e Sítio Mearim.

Mostrar a importância de engajar a gastronomia com o desenvolvimento do meio ambiente é um dos objetivos do evento. De acordo com a responsável pelo simpósio, a professora do curso de Gastronomia da UNAMA Ananindeua Sabrina Moraes, serão dois dias inteiros de programação e exposições valorizando as produções do estado do Pará e enfatizando a biodiversidade da região. “A Amazônia apresenta uma culinária bem especifica e, por isso, precisamos começar a pensar em sustentabilidade como forma de preservar a nossa cultura e culinária paraense”, afirmou.

A professora destaca a participação de produtores rurais no evento. “Alguns dos expositores são empreendimentos de nossos alunos egressos e teremos até pratos premiados internacionalmente à disposição para o público. Temos muitos talentos no nosso estado e precisamos valorizar mais isso”, destacou Sabrina.

Serviço

I Simpósio Amazônico de Gastronomia – Cultura e Sustentabilidade em foco.

Data: 17 e 18 de maio.

Horário: a partir das 17h.

Local: Auditório 1 – UNAMA campus Ananindeua, Rodovia BR-316 Km 3, 100.

Por Alessandra Fonseca/Ascom UNAMA.

 

COMENTÁRIOS dos leitores