Retratos revelam "Memórias da terceira idade"

Exposição reúne trabalhos produzidos pelos alunos do curso de Fotografia da Univeritas/UNG

por Nataly Simões seg, 20/05/2019 - 18:11
Foto: Alunos do primeiro semestre do curso de Fotografia da Univeritas/UNG Retratos valorizam os fragmentos de memórias de idosos brasileiros Foto: Alunos do primeiro semestre do curso de Fotografia da Univeritas/UNG

Os rostos que carregam traços da cultura brasileira são o tema da exposição fotográfica “Memórias”, que será inaugurada nesta segunda-feira (20) às 21h na Univeritas/UNG. As imagens foram produzidas por alunos do primeiro semestre do curso de Fotografia, sob orientação dos professores Maria Aparecida Ruiz e Daniel Herrera.

Os universitários entrevistaram os retratados e os depoimentos serão expostos junto às fotos impressas, que foram costuradas com um barbante vermelho para representar o sangue do povo brasileiro e seus laços.

“Propomos o desenvolvimento de retratos que valorizam os fragmentos de memórias dos entrevistados, enfocando a propensão da câmera fotográfica de combinar verossimilhança com metáfora, que sempre favoreceu o uso da fotografia no jogo de aparências que define o universo do retrato”, explica o professor Herrera.  “Foi importante analisar quem eram os retratados, gerando como resultado a produção física de um material no qual o foco são as memórias particulares”, afirma.

Serviço:

Exposição fotográfica “Memórias”

Quando: de 20 a 24 de maio

Onde: Saguão do Prédio E da Univeritas/UNG

Praça Tereza Cristina, 88, Centro de Guarulhos, SP

COMENTÁRIOS dos leitores