Feira de Tecnologia de Alimentos apresenta novos produtos

Realizado pelo curso de Nutrição da UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, evento destacou a cultura regional com sustentabilidade e segurança alimentar

ter, 21/05/2019 - 18:06

A UNAMA - Universidade da Amazônia realizou nos dias 16 e 17 de maio, em Belém, a VI Feira de Tecnologia de Alimentos, no hall de entrada do campus Alcindo Cacela. O evento foi organizado pelo coordenador do curso de Nutrição, Bruno Morais, também professor da disciplina de Tecnologia de Alimentos dos alunos do 5º semestre.

Segundo o coordenador, a feira é parte da segunda avaliação dos alunos e tem como objetivo apresentar novos produtos, elaborados com ingredientes regionais, sustentabilidade e voltados para a segurança alimentar. Segundo a acadêmica Brena Filgueiras, a atividade proporciona experiência profissional e crescimento pessoal. "É arregaçar a manga e criar um produto à base de uma coisa que a gente não conhecia", afirmou.

A aluna ressaltou, ainda, que na universidade todos os dias aprende um pouco mais. Com suporte para pesquisar, criar e desenvolver, destaca, o conhecimento quebra barreiras e o que era desconhecido se torna surpreendente.

  Segundo Darcianny Melo, também estduante de Nutrição, a feira foi uma excelente oportunidade de mostrar para a população como aroveitar uma fruta praticamente em sua totalidade, bastando um pouco de criatividade. "Foi muito legal ver no rosto das pessoas a surpresa quando falávamos que aquele produto era feito com a casca da melancia. Muitos experimentaram várias vezes. Fomos abordados por pessoas que queriam comprar o produto, outras perguntavam se já estava à venda em supermercados, e isso, para nós estudantes, é extremamente gratificante", disse.

“Desde o início do ano a gente trabalhou o pensamento na utilização desses produtos, dentre eles azeite de pixuri, pasto da entrecasca da melancia e croquete de gurijuba. Esses produtos foram desenvolvidos na feira com intuito de valorizar a matéria-prima com a criatividade dos alunos”, afirmou o coordenador. A feira foi aberta ao público, com degustação.

Por Rodrigo Santos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores