Repórter lança biografia de Roberto Marinho

Livro escrito por Leonencio Nossa conta a primeira fase da vida do fundador do Grupo Globo

por Estudantes2 ter, 21/05/2019 - 14:01
Divulgação/Nova Fronteira Capa do livro Divulgação/Nova Fronteira

Na década de 20 Roberto Pisani Marinho era apenas um jovem boêmio que se divertia no Rio de Janeiro enquanto seu pai, o jornalista Irineu Marinho, trabalhava duro no jornal vespertino A Noite. Mais tarde, Roberto assumiria não apenas o jornal criado pelo pai, como se tornaria o dono de uma das maiores empresas de comunicação do país, o Grupo Globo.

É a esta fase da vida do jornalista e empresário (1904 até 1969) que conhecemos em Roberto Marinho - O Poder Está no Ar, primeira parte da biografia escrita por Leonencio Nossa, repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Lançada este mês pela editora Nova Fronteira, o livro traz mais de 500 páginas com detalhes da vida de figuras notáveis, conflitos da imprensa e bastidores da vida política daquela década. Conhecemos o caminho trilhado pelo jornalista Irineu Marinho até fundar um dos principais jornais do país, e o processo que o jovem Roberto passou ao assumir o controle da empresa do pai aos 26 anos.

Para escrever o livro, Leonencio teve acesso a cartas e documentos pessoais do biografado, pesquisou documentos do Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional e realizou mais de 100 entrevistas. Um segundo volume está sendo negociado entre autor e editora.

Por André Filipe

COMENTÁRIOS dos leitores