Pacientes com câncer se apresentam em festival de dança

Pessoas em tratamento oncológico e companhias de dança regional do Pará dão toque especial ao UNAMA Fest Dance, no Teatro Gasômetro, em Belém

por Brenna Pardal qua, 22/05/2019 - 16:26

Embed:

O Teatro Estação Gasômetro, em Belém, recebeu na sexta-feira (17) a quarta edição do UNAMA Fest Dance, festival de dança organizado pelo curso de bacharelado de Educação Física da UNAMA – Universidade da Amazônia. O festival reuniu dançarinos de companhias de Belém e 20 pessoas em tratamento oncológico monitoradas pela equipe da OncoFit.

Segundo a professora do curso de Educação Física Mariela Maneschy, o evento é organizado pelos alunos da disciplina Metodologia da Dança e faz parte de uma atividade avaliativa. “A verba arrecada é usada para pagar os custos do teatro, porque a gente não consegue que o teatro saia gratuitamente. Os ingressos são só para o aluguel”, informou a professora.

Matheus Lima, aluno e representante geral da comissão do UNAMA Fest Dance, disse que o trabalho expandiu o seu conhecimento sobre os diversos estilos de dança. “É de extrema importância estar organizando esse evento, porque a gente conhece um pouco de cada estilo de dança. É uma forma de demonstrar o próprio sentimento através do corpo”, contou o aluno.

Cristina Caxias, participante do grupo de dança Laços de Amor, da OncoFit, e paciente oncológica, disse que a proposta é mostrar para as pessoas que estão passando pelo mesmo processo a ressignificação no processo terapêutico. No caso, por meio da dança.

Dançarina da Companhia Folclórica do Pará, Carla Costa disse que o convite para apresentação no festival teve um gosto especial. Ela destacou a importância do evento por abrir espaço para mostrar a cultura paraense. 

O público prestigiou o espetáculo. “Ano passado eu participei como aluno, me apresentei e hoje eu vim só prestigiar. São vários tipos de ritmos, estilos diferentes e a cada ano vem inovando”, disse Agnaldo Braga, que estava na plateia.

 

COMENTÁRIOS dos leitores