Espetáculo ATRAQUE levanta a bandeira contra o preconceito

Evento organizado pela comunidade LGBTI do Pará teve música, dança, canto e performances no Teatro Estação Gasômetro, em Belém

sex, 24/05/2019 - 09:52

Embed:

O espetáculo ATRAQUE, que ocorreu na noite de quinta-feira (18), no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, teve como objetivo promover respeito à vida, o amor e a resistência da comunidade LGBTI. Idealizado pelo Grupo Homossexual do Pará Noite Suja, o ato contou com apoio de vários grupos que fazem parte da luta contra o preconceito. 

O evento teve show musical de artistas paraenses, feira de empreendedorismo LGBTI e performances de drag queens. Para os organizadores, o ato político também contribuiu para reforçar o combate à LGBTQIFOBIA no Estado.

Dario Jaime, ator e performer, destacou que artistas desse movimento promovem muitas ações que não ganham visibilidade dentro de mídias sociais, mas que afetam diretamente cada pessoa com quem eles lidam. “Visitamos hospitais habilitados a lidar com pessoas que possuem câncer, para trabalhar a autoestima destes pacientes, fazemos muita coisa que não tem visibilidade, mas que socialmente tem um peso muito importante”, disse o performer.

Conceitualmente, o espetáculo ATRAQUE se compara com um navio, pois só atraca em um porto seguro quando encontra seu real destino. De acordo com Tristan Soledade, criador do Noite Suja e organizador, fazer o evento, desde 2012, significa uma celebração de sobrevivência. "Promovemos eventos para celebrar nossa sobrevivência, principalmente em um país onde temos esse grande índice de violência”, disse.

O Teatro Gasômetro, cedido para a organização do espetáculo, contou com estandes de vendas de roupas, bazares e comidas típicas paraenses, além de dividir espaço com tattoos flashs e artes em geral. A comunidade LGBTI expôs sua obra dentro de uma programação especial relacionada ao Dia Internacional de Combate à LGBTQIFOBIA.

Por Tayana Reis e Júnior Silva.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores